Na madrugada de quinta-feira (17), a Polícia Militar prendeu quatro homens, com idades entre 25 e 51 anos, em Guarujá, litoral de São Paulo, por envolvimento no roubo de uma carga de 25 toneladas de bacalhau, avaliada em cerca de R$ 2 milhões.
A operação policial foi desencadeada em um galpão na cidade de Santos, logo antes do feriado de Páscoa. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o motorista do caminhão foi rendido por um assaltante armado enquanto aguardava para carregar o veículo em um terminal alfandegário em Guarujá. Sob ameaça, ele foi forçado a dirigir até o destino indicado pelos criminosos.
Após chegar ao local determinado, a vítima foi obrigada a abandonar o caminhão e, em seguida, levada a Itanhaém, onde ficou em liberdade. Assim que foi libertado, o motorista procurou ajuda em um posto do Corpo de Bombeiros, que notificou a Polícia Militar.
A investigação teve início com uma denúncia anônima recebida pelo número 190, informando que um caminhão roubado no Guarujá estava estacionado na rua Professor Francisco Meira, em Santos. No local indicado, os policiais encontraram o veículo deixado.
Com o suporte do sistema de rastreamento da empresa proprietária da carga, a PM localizou a carreta acoplada ao caminhão na rua Almirante Vivaldo Cheola. Ao chegarem ao endereço, os policiais detectaram um odor forte de bacalhau vindo de um galpão com o portão aberto.
Dentro do imóvel, a equipe policial encontrou a carreta conectada a outro caminhão, com o contêiner danificado e parte da carga espalhada pelo chão. Os quatro homens foram detidos em flagrante no local da ocorrência.
A ocorrência foi registrada no 5º Distrito Policial de Santos, onde foram apreendidos com os criminosos dois bloqueadores de sinal de radiofrequência e três detectores de GPS. A carga recuperada será devolvida ao proprietário.
* Sob supervisão