WASHINGTON (Reuters) – A confiança do consumidor nos Estados Unidos registrou queda pelo quarto mês consecutivo em abril, refletindo apreensões acerca do impacto econômico das tarifas. A Pesquisa de Consumidores da Universidade de Michigan divulgou, nesta sexta-feira, que o Índice de Confiança do Consumidor chegou a 52,2 neste mês. Apesar de ter melhorado em relação ao valor de 50,8 do mês anterior, o índice apresenta uma queda acentuada se comparado aos 57,0 de março.
Economistas ouvidos pela Reuters estimavam que a leitura final do índice permaneceria estabilizada em 50,8.
Joanne Hsu, diretora de Pesquisas de Consumidores, comentou sobre o cenário atual: “Os consumidores perceberam riscos em diversos setores da economia, especialmente devido à incerteza persistente em torno da política comercial e ao risco de um possível aumento da inflação.” Ela acrescentou que “as perspectivas para o mercado de trabalho são sombrias, o que é ainda mais preocupante para o crescimento econômico, já que os consumidores preveem um aumento de renda mais fraco para o próximo ano.”
As expectativas de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses foram fixadas em 6,5%, uma redução em relação aos 6,7% do início deste mês, mas superior aos 5,0% de março. Essa taxa representa os níveis mais altos desde 1981, com abril marcando o quarto mês consecutivo de aumentos significativos, de 0,5 ponto percentual ou mais.