Um navio cargueiro trazendo 900 veículos da montadora chinesa GWM chegou ao porto de Vitória nesta semana, após partir de Xangai em 18 de março. A informação foi confirmada pela empresa na quarta-feira, 16 de maio.
Imagens divulgadas pela Reuters revelam filas de veículos utilitários esportivos no pátio do porto. Os modelos desembarcados incluem o Haval H6, um dos mais populares da marca, além do recém-lançado Tank 300, um utilitário off-road híbrido.
O cargueiro, de bandeira norueguesa e do tipo Ro-Ro, é comumente utilizado para o transporte de veículos e equipamentos, como maquinário agrícola e de mineração. A GWM esclareceu que o navio não é exclusivo da montadora, mas sim compartilhado com outras empresas.
No Brasil, a GWM registrou a venda de 5.767 unidades do Haval H6 no primeiro trimestre, superando concorrentes tradicionais, como o Renault Duster, conforme dados da Fenabrave, a associação de concessionários.
A montadora planeja iniciar as operações de sua fábrica em Iracemápolis, São Paulo, em meados deste ano. Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM Brasil, afirmou que a unidade, adquirida da Mercedes-Benz em 2021, está "na reta final de preparação". A fábrica terá como foco a produção do Haval H6, com planos para uma picape em uma etapa posterior.
Em relação às dificuldades tarifárias decorrentes da guerra comercial iniciada pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, Bastos destacou que essas questões não afetaram os planos da montadora. O executivo também elogiou a atuação do governo brasileiro, mencionando a abordagem do vice-presidente Geraldo Alckmin, que refere-se ao aumento gradual do imposto de importação sobre veículos híbridos e elétricos implementado desde o início do ano passado.
A indústria automotiva nacional pressiona o governo para antecipar o aumento do imposto para 35%, que atualmente está previsto apenas para meados do próximo ano.