Últimas notícias

Concurso da Polícia Civil tem edital previsto para segunda-feira

O Governo do Estado do Espírito Santo irá publicar na próxima segunda-feira, dia 6 de novembro, o edital para o concurso de Oficial Investigador de Polícia (OIP) da Polícia Civil do Estado. Ao todo, serão oferecidas 1.052 vagas para esse cargo, que possui uma remuneração inicial de R$ 8.539,34. As inscrições estarão abertas de 16 de outubro a 16 de novembro e poderão ser feitas no site da instituição responsável pelo certame. A prova para os candidatos está marcada para o dia 1º de fevereiro de 2026.

A informação foi compartilhada nas redes sociais pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço. Eles estiveram acompanhados do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e do delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda.

O governador destacou que essa é uma iniciativa importante para melhorar o efetivo da Polícia Civil, chamando-a de a maior recomposição da história do órgão na área de segurança pública. Durante a divulgação, Casagrande enfatizou a continuidade dos investimentos em segurança para trazer resultados positivos para a população capixaba.

O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) ficará responsável por toda a organização do concurso público. Os candidatos interessados em participar devem ficar atentos às atualizações no site oficial da Polícia Civil do Espírito Santo e nas publicações do Diário Oficial do Estado.

O vice-governador Ricardo Ferraço acrescentou que essa ação representa um marco na segurança pública do Estado. Ele comentou que o aumento no número de investigadores fortificará o programa Estado Presente, que visa combater a criminalidade. Na mesma data da coletiva, foi anunciada a entrega da nova Delegacia Regional de Aracruz, que já conta com a Sala Marias, um espaço voltado para o atendimento de mulheres.

O cargo de Oficial Investigador de Polícia foi criado pela Lei Complementar nº 1.093, sancionada em novembro do ano passado, com o objetivo de modernizar a estrutura investigativa da Polícia Civil. A função concentra as atribuições de investigadores, escrivães e agentes policiais, promovendo mais eficiência nas investigações.

Os candidatos que forem aprovados no concurso devem passar por várias etapas, incluindo provas objetivas, exames físicos e psicológicos, além de uma investigação social e um curso de formação. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, e os servidores poderão ser convocados em situações excepcionais, como emergências e calamidades.

As funções dos Oficiais Investigadores incluem a realização de atividades investigativas, cumprimento de mandados judiciais e participação em operações de inteligência. O crescimento na carreira será baseado no desempenho e no tempo de serviço, assegurando a valorização dos profissionais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =

Botão Voltar ao topo