BH em alerta para chuvas; dicas de proteção essenciais

Belo Horizonte está em alerta para chuvas a partir da noite de domingo e até a manhã de segunda-feira, 13 de outubro. A Defesa Civil da cidade prevê precipitações que podem chegar a 30 milímetros, além de possibilidade de raios e ventos com velocidades de até 50 quilômetros por hora.
O alerta é válido até as 8h de segunda-feira, mas pode ser estendido, dependendo das condições climáticas. Diante da previsão de chuvas intensas, a Prefeitura de Belo Horizonte orienta os cidadãos a tomarem algumas precauções. É imprescindível evitar áreas propensas a alagamentos e não dirigir em ruas que costumam encher de água ou que estão próximas a córregos e ribeirões.
É importante também não atravessar ruas alagadas e não deixar crianças brincando em enxurradas ou nas proximidades de cursos d’água. A Defesa Civil aconselha a não se abrigar ou estacionar veículos embaixo de árvores devido à possibilidade de rajadas de vento. Cuidado redobrado é necessário nas áreas de encostas e morros.
Os cuidados que os moradores devem ter durante o mau tempo incluem:
– Redobrar a atenção ao transitar, evitando áreas de inundação e ruas alagadas.
– Não atravessar ruas alagadas, especialmente com crianças.
– Não se abrigar ou estacionar sob árvores.
– Manter atenção especial em áreas de encostas e morros.
– Nunca se aproximar de cabos elétricos quebrados e, se isso acontecer, entrar em contato com a CEMIG (116) ou a Defesa Civil (199).
– Informar a Defesa Civil imediatamente caso haja qualquer aparição de rachaduras nas paredes das casas ou deformidades no terreno.
– Evitar permanecer em áreas abertas durante raios e não utilizar equipamentos eletrônicos.
A Defesa Civil disponibiliza formas de comunicação para que os moradores de Belo Horizonte recebam alertas sobre chuvas fortes, granizo e outros fenômenos meteorológicos. Os cidadãos podem se inscrever no Canal Público do WhatsApp, além de acompanhar os avisos nas redes sociais, como Instagram, X e Facebook, e no canal público do Telegram.
No restante do estado, os moradores também podem receber alertas através de SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua residência para o número 40199. A confirmação será enviada sem nenhum custo.




