Política

Empréstimos e crédito no Brasil crescem em setembro, aponta BC

As concessões de empréstimos no Brasil cresceram 8,1% em setembro em relação a agosto, de acordo com dados do Banco Central. O volume total de crédito atingiu R$6,844 trilhões, com um aumento de 1,1% no estoque de crédito.

Os empréstimos com recursos livres, que têm condições de pagamento definidas pelas instituições financeiras e pelos tomadores, apresentaram um crescimento de 8,1% no período. Já as operações com recursos direcionados, que seguem regras estabelecidas pelo governo, tiveram um aumento de 8,2%.

A taxa de inadimplência no segmento de recursos livres caiu para 5,3%, após ter registrado 5,4% em agosto. Isso indica uma melhora na capacidade dos tomadores de manter os pagamentos em dia.

Além disso, as taxas de juros médios também diminuíram em setembro. Os juros do crédito livre ficaram em 45,5%, com uma queda de 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior. Nos financiamentos com recursos direcionados, a taxa média caiu para 11,1%, apresentando uma redução de 0,6 ponto percentual.

Outra informação relevante é a queda no spread bancário, que é a diferença entre o custo de captação de recursos pelos bancos e a taxa final cobrada dos clientes. Esse indicador recuou para 31,9 pontos percentuais nos recursos livres, em comparação com 32,2 pontos do mês anterior.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + vinte =

Botão Voltar ao topo