Últimas notícias

Vaticano reconhece plano sinodal de bispo australiano

O Vaticano reconheceu um plano sinodal proposto pelo Bispo Michael Kennedy, responsável pela diocese de Maitland-Newcastle, na Austrália. O plano visa reformar a governança da diocese e foi oficialmente aceito pelo Secretariado Geral do Sínodo do Vaticano.

No dia 14 de outubro, o escritório sinodal do Vaticano publicou uma carta de resposta nas redes sociais, na qual o bispo convida os fiéis a “abraçar essa visão de maneira mais plena”. O objetivo é criar uma Igreja que escute, aprenda e atue em conjunto, servindo ao Evangelho.

O plano do bispo está documentado em uma carta intitulada “Carta sobre Sinodalidade e o Novo Quadro de Governança Diocesana para a Diocese de Maitland-Newcastle”. As mudanças que serão implementadas envolvem quatro níveis diferentes.

Primeiramente, será criado um conselho pastoral diocesano que liderará o processo sinodal e revitalizará o ciclo de planejamento pastoral. Este ciclo havia sido interrompido devido ao falecimento do Bispo Bill Wright em 2021. O bispo Kennedy destacou a importância desse ciclo para promover um maior envolvimento sinodal na direção futura da diocese.

Ele enfatizou que este é um marco significativo na jornada sinodal, mas ressaltou que essa jornada é contínua e não tem fim definido. Além disso, o planejamento pastoral também será realizado em nível paroquial, sendo adaptado às circunstâncias de cada comunidade. Kennedy mencionou que a revisão de 2025 dos estatutos dos conselhos pastorais e financeiros das paróquias ajudará nesse processo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

Botão Voltar ao topo