O Sesc Jundiaí apresenta uma programação diversificada para o mês de novembro, focando em saberes ancestrais e atividades manuais. A programação começa no dia 4, com o Clube de Costura, que convida o público a aprender a confeccionar um kimono utilizando a técnica zero waste, que busca reduzir o desperdício de materiais.
No dia 5, uma oficina chamada “A Voz é o Corpo” será oferecida a jovens, onde será explorada a improvisação vocal. Já no dia 6, o projeto Amplifica! trará o artista britânico Geordie Greep, ex-membro da banda Black Midi, para apresentar o show “The New Sound”.
A peça teatral mais aguardada é o monólogo “A Peste”, adaptado da obra de Albert Camus e estrelado por Thiago Lacerda. A apresentação ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro, abordando temas sobre a resiliência humana em tempos de crise.
No dia 9, a programação inclui um show da banda SixTeens, um espetáculo infantil intitulado “Awá – Tecendo Fios de Ouro” e uma oficina de Meio Ambiente chamada “Repelente Natural”.
A partir do dia 14, o Sesc receberá a 49ª Mostra Internacional de Cinema, com exibições gratuitas de filmes contemporâneos. Entre os títulos em destaque, estão “Dracula”, do diretor romeno Radu Jude, que será exibido no dia 18, e “Kontinental ’25” no dia 19. Outras exibições da mostra incluem “A Sombra do Meu Pai” no dia 25 e “Enzo” no dia 26.
A programação de circo terá espetáculos como “Volta”, da Cia. do Relativo, no dia 14, e “Indômito”, da Estupida Compañia, no dia 15. Neste dia, o autor Caio Zero também participará de um bate-papo no clube Primeiras Leituras sobre seu livro “Aqui e Aqui”.
Saúde da mulher será tema de atividades sobre o climatério, incluindo vivências de yoga, programadas para os dias 15 e 21, e um debate sobre menopausa, com a Dra. Isabel Esposito Sorpreso, nos dias 19 e 26.
No dia 16, a “Festa de Coco” celebra a cultura popular com a Mestra Penha Cirandeira, e haverá uma apresentação de dança chamada “Poetas da Cor”. A agenda musical desse mês contará com o projeto “Vasikate”, no dia 20, com artistas africanas como Bela Zango e Karyna Gomes; o concerto Movimento Violão, com Daniel Wolff e Fernanda Kruger, no dia 21; e a apresentação da cantora baiana Josyara, no dia 22.
O projeto “Todo Domingo um Som” traz shows gratuitos, com destaque para a apresentação da artista Mayana Neiva no dia 30, além do show de Ayô Tupinambá no dia 23.
A cultura afro-brasileira será celebrada com a vivência “Orirí Erê – Brincadeiras Ancestrais” entre os dias 20 e 23, e uma vivência de Capoeira durante os dias 20, 22 e 23. O espetáculo “Cine Circo” ocorrerá no dia 22, encerrando a programação circense do mês.
No dia 23, várias atividades estão programadas, incluindo oficinas de cosmética, como “Desodorante Natural” e “Loção Hidratante”, além de um espetáculo infantil chamado “Lúdico”.
As oficinas e cursos continuarão a explorar o “saber fazer” manual, oferecendo atividades como Xilogravura e Introdução ao Pontilhismo, além de oficinas de criação de brinquedos com o educador Bruno Perê. Os participantes poderão aprender a fazer o “Mini Dedobol” nos dias 9 e 16, o “Autômato de Palitos” nos dias 15 e 22, e o “Pinball Bagatela” nos dias 23 e 30.
Para encerrar o mês, no dia 29, ocorrerá o “FestERE convida Samba Pemba”, que combinará literatura e música de raiz. Também estão programados um curso sobre Sistemas Agroflorestais e vivências de Musicalização para Bebês.
Informações sobre inscrições, horários e valores de ingressos podem ser consultadas no site da unidade. O Sesc Jundiaí está localizado na Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico.
