Seleções que podem se classificar para a Copa do Mundo nesta Data Fifa

A Data FIFA de novembro começa esta semana e pode definir novas vagas para a Copa do Mundo de 2026, que contará com 48 seleções. Até o momento, 28 países já conseguiram a classificação. Nesta janela, haverá jogos decisivos na Europa, África e Ásia, além de competições em outras confederações.
A África já tem nove seleções garantidas na Copa: Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia. Contudo, quatro outras seleções ainda têm chances de se classificar por meio da repescagem internacional, que oferece uma única vaga para um país africano. Essa repescagem ocorrerá com semifinais e uma final, em jogos únicos, em Rabat, no Marrocos. As partidas da próxima fase estão agendadas para quinta-feira, dia 13, quando a Nigéria enfrentará o Gabão e os Camarões disputarão com a República Democrática do Congo. Os vencedores desses confrontos se encontrarão na final da repescagem no domingo, dia 16.
Na Europa, somente a Inglaterra já está confirmada para a Copa. As eliminatórias começam a entrar em uma fase crucial neste mês. As 53 seleções restantes buscam 15 vagas, que estão divididas em 12 grupos. No total, 39 equipes ainda brigam por um lugar no Mundial. Os primeiros colocados de cada grupo se classificarão diretamente, enquanto os segundos colocados avançarão para os playoffs. Equipes como França, Portugal, Holanda, Bélgica e Croácia precisam de apenas mais três pontos para garantir suas participações no torneio. Todas jogarão ainda esta semana.
Na América do Sul, a situação está mais definida, com seis seleções já classificadas: Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai. Apenas a Bolívia ainda tem chances de se classificar, participando da repescagem mundial. Este torneio será realizado em março de 2026 e reunirá seleções de todas as confederações, exceto a UEFA, para determinar os últimos dois países que vão à Copa do Mundo.
Na Concacaf, a única certeza até agora são os três países anfitriões da competição de 2026: Canadá, Estados Unidos e México, que estão automaticamente classificados. Outros países, como Suriname, Panamá, El Salvador e Costa Rica, ainda lutam por uma vaga. As eliminatórias na Concacaf são divididas em três grupos, e os vencedores de cada grupo vão para o Mundial. Os melhores segundos colocados seguirão para a repescagem. Com duas rodadas ainda a serem disputadas, que ocorrerão entre esta semana e a próxima, Suriname, Jamaica e Honduras estão liderando, mas a disputa é acirrada.
Na Ásia, oito países já garantiram seu lugar: Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Catar e Arábia Saudita. Emirados Árabes Unidos e Iraque ainda sonham com a classificação e vão se enfrentar em um confronto de ida e volta este mês para decidir quem avança para a repescagem internacional. O primeiro jogo será nesta quinta-feira, dia 13, em Abu Dhabi, e a partida de volta acontecerá na terça-feira, dia 18, em Basrah, no Iraque.
Por fim, na Oceania, a Nova Zelândia já se classificou para a Copa de 2026 e apenas mais uma seleção do continente pode se juntar a ela: Nova Caledônia, que disputará a repescagem mundial em março do próximo ano.




