Resultados preliminares do censo escolar 2025 são divulgados

Os dados iniciais do Censo Escolar da Educação Básica de 2025 foram divulgados no Diário Oficial da União no dia 23 de setembro de 2025. A publicação se refere à Portaria MEC n.º 650, datada de 18 de setembro do mesmo ano.

As informações apresentadas incluem as matrículas em todas as etapas da educação básica, que abrangem creche, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Isso inclui também as modalidades como o ensino médio integrado e a normal/magistério. Além disso, o censo contabiliza o ensino regular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto no ensino fundamental quanto no médio, com uma ênfase especial na EJA que está integrada à educação profissional.

Após a divulgação, começa um período importante para a validação das informações. As escolas e os responsáveis pelas secretarias estaduais e municipais de Educação têm até o dia 23 de outubro para conferir, confirmar e corrigir os dados do Censo Escolar de 2025.

O Censo Escolar é a principal pesquisa sobre a educação básica no Brasil. Ele é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em colaboração com as secretarias de Educação de diferentes estados e municípios, envolvendo todas as escolas, tanto públicas quanto privadas.

Os números coletados têm um papel fundamental. Eles são usados para definir a distribuição de recursos do governo federal e ajudam no planejamento e na divulgação de avaliações educacionais. O censo é uma ferramenta essencial para que educadores e gestores compreendam a realidade educacional no país, nos estados e nos municípios, além de fornecer dados sobre as escolas. Isso permite uma análise do impacto das políticas públicas em educação.

Esses dados são compilados em diversos indicadores que monitoram o avanço da educação no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as taxas de rendimento e fluxo escolar e a distorção idade-série. Esses indicadores são fundamentais para verificar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).

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