Política

China dialoga com indústria automotiva para prevenir falta de chips

O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, informou ao governo brasileiro que Pequim irá estabelecer canais de diálogo com a indústria automotiva do Brasil. O objetivo é evitar a falta de chips, que são essenciais para a fabricação de veículos no país. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, que também é o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destacou a importância desse diálogo por meio de suas redes sociais, afirmando que o governo está comprometido em gerar empregos e oportunidades para a população.

Esse risco no fornecimento de chips surgiu após a Holanda assumir o controle da Nexperia, uma subsidiária da fabricante de semicondutores chinesa Wingtech, em outubro. Em resposta a essa situação, a China decidiu restringir a exportação dos chips da Nexperia, o que causou uma interrupção no fornecimento para as empresas que atuam na cadeia de autopeças no Brasil.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também se manifestou sobre esse tema, celebrando a possibilidade de o Brasil dialogar com a China para facilitar a liberação das exportações de semicondutores. De acordo com a Anfavea, o governo chinês se comprometeu a considerar a concessão de autorizações especiais para as empresas brasileiras que enfrentam dificuldades para importar os chips.

Essa decisão pode representar um passo importante para a solução do embargo às importações dos semicondutores da Nexperia, que poderia resultar em uma grave crise de abastecimento para os fornecedores de autopeças e, consequentemente, levar à paralisação da indústria automotiva no Brasil.

As empresas brasileiras que precisarem de uma exceção ao embargo poderão fazer solicitações através da embaixada ou diretamente com o Ministério do Comércio da China. A concessão das licenças de importação será analisada caso a caso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =

Botão Voltar ao topo