Fed de Atlanta anuncia saída de presidente em mudança no BC dos EUA

O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, anunciou que se aposentará ao final de seu mandato em 28 de fevereiro de 2026. Bostic, que é notável por ser o primeiro presidente negro e o primeiro abertamente gay de um dos 12 bancos regionais do Federal Reserve, esteve à frente do banco por oito anos e meio. Durante seu tempo na instituição, ele se destacou por suas posições firmes em questões de igualdade econômica, especialmente após os protestos por justiça social em 2020.
A decisão de Bostic de se retirar aos 59 anos pegou muitos de surpresa, especialmente porque ocorre em um momento em que o conselho de governadores do Fed já estava considerando a recondução dos líderes regionais do banco. Este processo pode ser complicado, pois o presidente Donald Trump está buscando aumentar sua influência sobre o banco central.
Em um comunicado, Bostic expressou seu orgulho em liderar o Fed de Atlanta, afirmando que foi uma honra e um privilégio. Ele mencionou que está feliz com as realizações durante seu tempo no cargo, que buscaram criar uma economia que beneficie a todos. Bostic não anunciou planos para seu futuro imediato após a aposentadoria.
No entanto, sua gestão não foi isenta de controvérsias. No ano passado, um relatório do Inspetor Geral do Fed indicou que Bostic parecia ter negociado informações confidenciais e enfrentou questões relacionadas a conflitos de interesse em relação à gestão de seus investimentos pessoais. Essas questões levantaram críticas, especialmente entre os conservadores.
Bostic, que tem um doutorado em economia e já trabalhou no Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano antes de se juntar ao Fed, também se envolveu em atividades cívicas e promoveu o desenvolvimento comunitário em áreas rurais de seu distrito. Um comitê será formado para escolher seu sucessor.
Gregory Haile, presidente da diretoria do Fed de Atlanta, elogiou Bostic por representar com sucesso as diversas perspectivas de sua região, enquanto o atual presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, destacou a importância da perspectiva de Bostic na formulação de políticas monetárias. Powell também ressaltou que a liderança de Bostic fortaleceu a instituição e avançou a missão do banco central.




