Economia

Galípolo nega que BC tenha desqualificado Selic de 15%

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, declarou nesta segunda-feira, dia 29, que a instituição nunca afirmou que a taxa de juros Selic de 15% é baixa. Durante um evento do Itaú BBA em São Paulo, ele destacou que essa taxa deve ser reconhecida como alta, especialmente quando comparada a outros países ou mesmo em relação a dados históricos do Brasil.

Galípolo reconheceu que a taxa de juros está em um nível restritivo, mas ressaltou que o mais importante é garantir que a inflação nacional atinja a meta definida em 3%. Ele explicou que a orientação legal que o Banco Central recebe é clara e deve ser seguida rigorosamente, sem considerações sobre a média das taxas de inflação em outros países.

O presidente do BC também mencionou que o processo de convergência para a taxa de 3% está ocorrendo de maneira lenta, o que se deve à resistência da economia brasileira. Ele afirmou que ainda há muito trabalho pela frente e que o cenário atual exige atenção constante e determinação por parte da instituição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Botão Voltar ao topo