Últimas notícias

Missões da ESA em Marte e Júpiter observam cometa 3I/ATLAS

O cometa 3I/ATLAS foi identificado pela primeira vez em 1º de julho de 2025. A descoberta ocorreu por meio de um telescópio do sistema ATLAS, que monitora impactos de asteroides, localizado no Chile. Desde então, a Terra e o cometa estão em direções opostas, pois o cometa está se aproximando do Sol, tornando impossível a sua observação a partir do nosso planeta.

Para estudar o cometa, a Agência Espacial Europeia (ESA) está aproveitando suas missões interplanetárias. Entre os dias 1 e 7 de outubro, as sondas em órbita de Marte, Mars Express e ExoMars Trace Gas Orbiter, vão observar o cometa à medida que ele se aproxima de Marte. No dia 3 de outubro, a distância entre as naves espaciais e o cometa será de cerca de 30 milhões de quilômetros.

Após essa fase de observação, entre 2 e 25 de novembro, a sonda Juice, que explora as luas geladas de Júpiter, também fará observações do 3I/ATLAS. Como essa missão ocorrerá logo após a maior aproximação do cometa ao Sol, é esperado que o Juice consiga capturar imagens do cometa em um estado muito ativo, com um brilho intenso ao redor de seu núcleo e uma longa cauda se estendendo atrás dele.

Detalhes adicionais sobre as observações do cometa pelas missões de Marte e Júpiter podem ser encontrados em uma seção de perguntas frequentes sobre o 3I/ATLAS. A ESA também está atualizando regularmente as informações sobre as observações do cometa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

Botão Voltar ao topo