Últimas notícias

Meta demite 600 da unidade de IA em reestruturação estratégica

O CEO da Meta Platforms, Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa irá demitir cerca de 600 funcionários de sua unidade de inteligência artificial. Esta decisão faz parte de uma estratégia para tornar a organização mais ágil e reduzir custos. A confirmação veio através de um comunicado de Alexandr Wang, o novo responsável pela área, que foi contratado em junho como parte de um investimento de 14,3 bilhões de dólares na Scale AI.

As demissões afetarão principalmente trabalhadores das unidades de infraestrutura de IA da Meta, como a Fundamental Artificial Intelligence Research (FAIR), e outros cargos relacionados a produtos. No entanto, os funcionários da TBD Labs, que incluem muitos dos profissionais mais renomados contratados recentemente, não foram afetados. Essa escolha ressalta a aposta de Zuckerberg em novos talentos, em detrimento de funcionários com maior tempo de casa.

Dentro da Meta, houve uma percepção de que a unidade de IA estava excessivamente inchada. As várias equipes, incluindo a FAIR e grupos focados em produtos, competiam por recursos computacionais, o que gerou uma estrutura considerada ineficiente. As demissões visam reduzir essa complexidade e fortalecer o papel de Wang na direção estratégica da IA da empresa.

Nos últimos meses, a Meta tem reavaliado sua estratégia em inteligência artificial, buscando se igualar a concorrentes como OpenAI e Google, investindo pesadamente em infraestrutura e contratações. Com as demissões, a equipe da Superintelligence Labs, um novo grupo formado por especialistas em IA, agora conta com menos de 3.000 colaboradores.

A Meta comunicou a alguns funcionários que seus contratos seriam rescindidos em 21 de novembro, enquanto isso, terão um período de aviso não trabalhado. Durante esse tempo, o acesso interno será suspenso e não será necessário realizar tarefas para a empresa. Inclusive, a Meta orientou os colaboradores a usarem esse tempo para buscar novas oportunidades dentro da própria companhia.

Além das demissões, a Meta está oferecendo um pacote de indenização de 16 semanas, além de duas semanas para cada ano de serviço, descontando o período de aviso prévio. Zuckerberg expressou descontentamento com o progresso da empresa na área de IA, especialmente após o lançamento do modelo Llama 4, que não teve a recepção esperada pelos desenvolvedores.

Após o grande investimento na Scale AI, foi criada a unidade Meta Superintelligence Labs, composta por pesquisadores de ponta em IA, sob a liderança de Wang e do ex-CEO do GitHub, Nat Friedman. Durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre, a Meta revelou que espera que suas despesas totais para 2025 fiquem entre 114 bilhões e 118 bilhões de dólares, um aumento em relação às previsões anteriores.

Na sequência, a Meta também anunciou um grande acordo de 27 bilhões de dólares com a Blue Owl Capital para desenvolver um novo data center em Louisiana, que deve ter a capacidade de atender a uma parte significativa da demanda de processamento de dados.

A empresa se prepara para divulgar os resultados do terceiro trimestre na próxima semana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 2 =

Botão Voltar ao topo