O Sindireceita, sindicato que representa os servidores do fisco, fez um alerta importante para seus filiados sobre o recebimento de mensagens falsas. Essas mensagens, que estão sendo enviadas em nome do setor administrativo do sindicato, contêm arquivos no formato “.zip” e instruções que podem causar confusão.
Os textos dessas mensagens trazem orientações como “Visualização permitida somente em computadores” e “Caso esteja utilizando o Google Chrome, poderá ser solicitado para ‘manter’ o arquivo, por se tratar de um arquivo zipado”. Essas orientações têm o objetivo de levar os destinatários a abrir os arquivos, mas isso representa um grande risco.
O sindicato informa que esse conteúdo é malicioso e pode estar infectado com vírus. Por isso, é extremamente importante que os filiados não abram os documentos nem cliquem em qualquer link que possa estar associado a essas mensagens. O Sindireceita enfatiza que essas comunicações não são autorizadas e que a segurança dos dados e dispositivos dos filiados deve ser uma prioridade.
Caso alguém tenha dúvidas sobre a autenticidade de qualquer mensagem recebida, o sindicato recomenda que os filiados entrem em contato direto com os canais oficiais do Sindireceita para esclarecimentos.