Tecnologia

Ferramenta Gratuita da GreyNoise Ajuda a Identificar Conexão com Botnets

A crescente preocupação com a segurança cibernética levou a empresa GreyNoise a lançar uma ferramenta inovadora e gratuita para aqueles que desejam verificar se o seu endereço de IP está associado a uma botnet. As botnets, redes de dispositivos hackeados usados para atividades ilícitas, representam uma ameaça constante no cenário digital atual. Com essa nova ferramenta, chamada GreyNoise IP Check, os usuários agora podem monitorar proativamente a segurança de seus dispositivos.

O lançamento da ferramenta é parte de uma ação maior da GreyNoise para enfrentar o aumento de malwares que transformam computadores e dispositivos em ‘zumbis’ controlados por cibercriminosos. Muitas vezes, as vítimas nem percebem que seus dispositivos estão sendo utilizados em ações fraudulentas, como ataques e outras atividades ilegais online. A GreyNoise observou um aumento significativo na exploração de redes residenciais de proxy, que, sem o conhecimento dos proprietários, são usadas como canais de tráfego para outros usuários.

Feita para ser facilmente acessível e sem complicação, a ferramenta oferece três possíveis resultados para o usuário. Se o endereço de IP estiver limpo, a ferramenta retornará um status de “Clean”, indicando que nenhuma atividade suspeita foi detectada. Caso contrário, o resultado “Malicious/Suspicious” sugerirá que o IP pode estar comprometido, sendo prudente uma investigação mais aprofundada em todos os dispositivos conectados à rede. Por último, se o IP estiver rotulado como “Common Business Service”, isso indicará um uso normal em redes de negócios, VPNs ou serviços de nuvem.

Além da avaliação em tempo real do endereço de IP, a GreyNoise IP Check oferece um histórico de até 90 dias do mesmo. Isso é especialmente útil para os usuários que desejam entender quando um dispositivo pode ter sido comprometido. Esta informação pode revelar a origem da infecção, seja um roteador ou dispositivos da casa como televisores inteligentes.

A frequência de ataques movidos por botnets ressalta os riscos associados a esses dispositivos infectados. Sem que os proprietários percebam, eles podem ser usados para lançar ataques DDoS devastadores, distribuir malwares através de campanhas de phishing, realizar criptomineração ilegal ou fabricar tráfego falso em fraudes de publicidade. É um problema invisível que pode causar sérios danos aos usuários e à infraestrutura da internet.

A vulnerabilidade dos dispositivos se agrava com a falta de atualizações, o que os torna alvos fáceis para invasões. Especialistas em segurança destacam a importância de manter os sistemas sempre atualizados e de desativar funcionalidades de acesso remoto quando não necessárias. Essas medidas são extremamente eficazes na prevenção da entrada de malwares nos dispositivos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − dois =

Botão Voltar ao topo