Lionel Messi é o jogador mais bem pago da MLS; salários de Son e Müller divulgados

Lionel Messi continua sendo o jogador mais bem pago da Major League Soccer (MLS), de acordo com o recém-publicado Guia Salarial da Associação de Jogadores da MLS. Este guia, que cobre os salários de todos os jogadores sob contrato desde 1º de outubro de 2025, revela que Messi, que joga pelo Inter Miami, recebe anualmente uma compensação garantida de 20,4 milhões de dólares, equivalente a 17,5 milhões de euros. Além de Messi, o Inter Miami conta com outros dois jogadores entre os dez mais bem pagos: Sergio Busquets, com uma compensação de 8,8 milhões de dólares (7,5 milhões de euros) em terceiro lugar, e Jordi Alba, que ganha 6 milhões de dólares (5,1 milhões de euros) na sétima posição.
Os números sobre a compensação de Messi merecem destaque. Um relatório recente da revista Forbes aponta o jogador argentino como o segundo atleta mais bem pago do futebol mundial, com uma renda total de 130 milhões de dólares (111,6 milhões de euros) por ano. Desse total, apenas 60 milhões de dólares (51,5 milhões de euros) vêm de sua atividade em campo. Essa diferença entre a compensação garantida informada pela MLSPA e o total da Forbes é significativa.
Ainda de acordo com o guia, o Inter Miami é o clube da MLS que mais investe em salários, desembolsando 49 milhões de dólares (42 milhões de euros) em compensação garantida para seus jogadores em 2025. O segundo colocado nessa lista é o LAFC, que paga 30,1 milhões de dólares (25,8 milhões de euros) em salários. Embora exista um teto salarial, que limita os gastos das equipes, os clubes podem oferecer salários ilimitados para Jogadores Designados, resultando em uma grande diferença entre as equipes que mais pagam e as que menos pagam. Por exemplo, o CF Montréal, que ocupa a 30ª posição no ranking, gastou apenas 13 milhões de dólares (11,2 milhões de euros) em compensação garantida.
Na lista dos maiores salários, um novo destaque é Heung-Min Son, do LAFC, que ocupa a segunda posição geral. O jogador sul-coreano, contratado do Tottenham Hotspur por um valor recorde para o clube de 22 milhões de euros, terá uma compensação garantida de 11,2 milhões de dólares (9,6 milhões de euros) em 2025. Vale ressaltar que esse valor é uma média anual, e Son receberá bem menos em 2025, devido a como seu contrato está estruturado.
Outro jogador que chama a atenção é Thomas Müller, do Vancouver Whitecaps. O alemão, que se juntou ao clube após a saída do Bayern de Munique na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, terá um salário garantido anual de 1,4 milhão de dólares (1,2 milhão de euros). Entretanto, assim como no caso de Son, Müller receberá bem menos durante esta temporada, com estimativas apontando que seu pagamento será de cerca de 685 mil dólares (588 mil euros) até o final do ano.




