Linha 19-Celeste: nova conexão entre Guarulhos e a capital
A Linha 19-Celeste é um novo meio de transporte que irá ligar o Bosque Maia, localizado no centro de Guarulhos, ao Anhangabaú, no centro de São Paulo. Com 17,6 km de extensão e 15 estações, essa linha tem o potencial de beneficiar mais de 630 mil passageiros por dia, reduzindo em até uma hora o tempo de deslocamento entre Guarulhos e o centro da capital.
As estações da Linha 19-Celeste irão atravessar regiões populosas e áreas comerciais importantes, facilitando a conexão com outras linhas de metrô e trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Além disso, os passageiros terão fácil acesso a locais de interesse como o Mercado Municipal, o Theatro Municipal e o comércio atacadista do Pari. A localização das estações é a seguinte:
– Bosque Maia – Avenida Tiradentes, 1451 (Guarulhos)
– Guarulhos Centro – Rua Dom Pedro II, 148/154
– Vila Augusta – Avenida Guarulhos, 604
– Dutra – Rua Segundo Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, 220 (Internacional Shopping Guarulhos)
– Itapegica – Rua Cavadas, 247, 1624
– Jardim Julieta – Avenida do Poeta, 929
– Vila Sabrina – Avenida João Simão de Castro, 250
– Cerejeiras – Avenida das Cerejeiras, 1950
– Santo Eduardo – Praça Santo Eduardo, 57
– Vila Maria – Avenida Guilherme Cotching, 563
– Catumbi – Rua Marcos Arruda, 909
– Silva Teles – Rua Santa Rita, 70
– Cerealista – Rua Mendes Caldeira, 223
– São Bento – Rua do Seminário, 87
– Anhangabaú – Rua Santo Amaro, 43/45/47/53/61/67
A Linha 19-Celeste traz vários benefícios. Ela vai diminuir o tempo de viagem entre Guarulhos e o centro de São Paulo, melhorar a integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô e possibilitar futuras conexões com as linhas da CPTM. Também promoverá a valorização de áreas urbanas, ampliará o acesso a empregos, a educação e a serviços públicos. A linha deve descongestionar o sistema de ônibus intermunicipais, além de criar mais de 28 mil empregos diretos e indiretos. Em termos ambientais, a expectativa é de que a linha contribua para a redução de 131 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano e economize cerca de 59,7 milhões de litros de combustível.
A construção da linha apresenta desafios significativos de engenharia. Entre as principais características do projeto estão a implementação de túneis subterrâneos ao longo dos 17,6 km, a construção das 15 estações, a criação de um pátio de manutenção e a perfuração de 18 poços de ventilação e saídas de emergência. Para isso, serão utilizadas três tuneladoras de grande diâmetro e tecnologias de construção modernas, incluindo o método austríaco de escavação. Ao todo, o projeto requer a movimentação de 5,7 milhões de metros cúbicos de terra, utilização de 1,37 milhão de metros cúbicos de concreto, 187 mil toneladas de aço e 610 mil metros cúbicos de calda de cimento.
A Linha 19-Celeste representa um avanço voltado para a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo, promovendo maior integração e eficiência no transporte para a população.