Últimas notícias

Idadismo como desafio social e educacional no PND

Neste domingo, 26 de outubro, foi realizada a Prova Nacional Docente (PND), que teve como tema central o idadismo. Essa questão busca destacar a importância de combater os estereótipos e as práticas discriminatórias relacionadas à idade, além de promover a convivência entre diferentes gerações no ambiente escolar.

Os participantes da prova tiveram como base textos motivadores que discorriam sobre o conceito de idadismo. Entre os materiais utilizados, estava o Artigo 22 do Estatuto do Idoso, que propõe a inclusão de conteúdos sobre o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa nas escolas. Outro texto importante foi um de Paulo Freire, que reflete sobre a juventude e a velhice como diferentes formas de encarar a vida e a aprendizagem.

Além da questão discursiva relacionada ao idadismo, os candidatos responderam a perguntas objetivas nas áreas de Formação Geral Docente e Componente Específico. A prova teve duração até as 19h, no horário de Brasília.

A Prova Nacional Docente faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que visa reconhecer e qualificar o trabalho de educadores da educação básica, além de incentivar a carreira docente no país.

As diretrizes para a PND estão estabelecidas na Portaria n.º 399/2025, que define as regras e procedimentos para sua realização. Essa prova segue a mesma estrutura da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltada para as Licenciaturas, que começou a ter foco nos cursos de formação docente a partir de 2024. A PND será aplicada anualmente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 15 =

Botão Voltar ao topo