Últimas notícias

Fenômeno celestial deve dominar o céu do Brasil nesta quarta-feira

Uma rara superlua será visível no céu brasileiro amanhã, dia 5 de novembro. Este fenômeno ocorre quando a Lua está cheia e, ao mesmo tempo, próxima da Terra, em seu ponto mais perto, chamado perigeu. Como resultado, a Lua parecerá maior, mais brilhante e com uma coloração mais intensa, especialmente nas primeiras horas da noite.

O termo “superlua” não é um termo técnico da astronomia. Ele foi criado por um astrólogo em 1979 e se popularizou na mídia para descrever a coincidência entre a fase cheia da Lua e sua aproximação máxima à Terra. Na ciência, essa ocorrência é chamada de “Lua Cheia no perigeu” ou “perigeu-sizígia”.

A órbita da Lua em torno da Terra é elíptica, o que significa que a distância entre os dois corpos celestes varia ao longo do mês. Quando a Lua está em seu perigeu, ela pode estar a cerca de 356 mil quilômetros de distância da Terra. Em seu apogeu, essa distância pode ser superior a 406 mil quilômetros. Durante as superluas, a visualização pode ser impressionante, já que a Lua aparenta ser até 14% maior e 30% mais brilhante do que em outras noites.

Para aqueles que desejam observar a superlua, o melhor momento será logo após o pôr do sol. Em São Paulo, a Lua deve aparecer por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28. Locais elevados, com pouca iluminação e uma visão clara do horizonte, oferecem as melhores condições para visualizar o fenômeno. Câmeras de celular também podem registrar boas imagens, especialmente quando a Lua apresenta tons alaranjados ao se elevar no céu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 9 =

Botão Voltar ao topo