O Enem 2025 será realizado amanhã, domingo, dia 9, e mais de 4,8 milhões de estudantes estão inscritos para participar do exame. O Enem é uma das principais maneiras de ingressar no ensino superior, tanto em instituições públicas como privadas no Brasil.
Para ajudar os candidatos a se prepararem, foi elaborada uma lista com informações essenciais sobre o Enem. Além disso, foram coletadas dicas práticas que podem ser úteis durante os dias de prova.
Os participantes devem apresentar um documento oficial com foto, que pode ser físico ou digital. Entre os documentos aceitos estão:
– RG
– CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
– Carteira de Trabalho
– Passaporte
Para as versões digitais, apenas documentos disponíveis nos aplicativos oficiais ou no app Gov.br serão válidos, como e-Título (da Justiça Eleitoral), CNH digital, RG digital e CIN (Carteira de Identidade Nacional) digital. Prints, fotos ou capturas de tela não serão aceitos.
Caso algum candidato tenha perdido seu documento ou tenha sido roubado, um boletim de ocorrência não será aceito na entrada do local de prova. É necessário apresentar uma versão digital válida de um documento oficial.
No primeiro dia do exame, os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para completar a prova, tempo aumentado devido à redação. No segundo dia, o tempo disponível será de 5 horas. Os horários para a aplicação das provas, no horário de Brasília, são:
– 12h: Abertura dos portões
– 13h: Fechamento dos portões
– 13h30: Início das provas
No primeiro dia, os candidatos farão as provas de linguagens, que inclui português e, opcionalmente, inglês ou espanhol, além de literatura, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Também será aplicada a prova de ciências humanas, que abrange filosofia, geografia, história e sociologia, junto com a redação. No segundo dia, serão cobrados conteúdos de ciências da natureza, incluindo biologia, física e química, além da prova de matemática.
É importante manter uma alimentação equilibrada nos dias de prova. Especialistas recomendam manter horários regulares de alimentação e evitar mudanças bruscas na dieta antes do exame. Os candidatos devem evitar frituras e pratos muito gordurosos, preferindo refeições leves, como arroz ou macarrão com molho simples, e carnes magras, como frango ou peixe.
Durante a prova, as melhores opções de lanches a serem levadas incluem:
– Água
– Frutas
– Frutas secas
– Bananas desidratadas
– Castanhas
– Biscoitos de água e sal
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos, totalizando 1.000 pontos. As competências avaliadas são:
1. Domínio da norma padrão da língua portuguesa.
2. Compreensão do tema e atendimento à proposta.
3. Seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
4. Domínio dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
5. Respeito aos direitos humanos.
A correção das questões do Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca avaliar o conhecimento real do candidato e minimizar o impacto de respostas aleatórias. Por exemplo, um aluno que acerta questões mais fáceis, mas erra questões mais difíceis, pode ter uma nota maior do que outro que acerta apenas as questões difíceis. O sistema analisa padrões de acerto relacionados ao nível de conhecimento.
Importante lembrar que, em três cidades do Pará, o calendário do Enem será diferente devido à COP30, conferência do clima da ONU. Os moradores de Belém, Ananindeua e Marituba realizarão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
