Uma nova pesquisa divulgada hoje pela Genial/Quaest avaliou as intenções de voto para a presidência nas eleições do próximo ano, incluindo pela primeira vez o pré-candidato Renan Santos, que é presidente e fundador do partido Missão, recentemente aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Renan Santos aparece como uma nova opção política no cenário eleitoral. Na pesquisa, ele foi testado em cinco cenários de primeiro turno. Em uma das simulações, Renan alcançou 6% das intenções de voto, competindo diretamente com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que liderou com 39%, e com Eduardo Bolsonaro, que ficou com 27%. Nesse mesmo cenário, 6% dos entrevistados se disseram indecisos, enquanto 22% afirmaram que votariam em branco, nulo ou que não participariam da eleição.
Em outra simulação em que apareciam Lula, Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado, Renan Santos registrou 3% das intenções de voto. Neste caso, Lula ficou com 39%, Tarcísio com 21% e Caiado com 7%. Assim como no outro cenário, 6% dos entrevistados estavam indecisos e 24% disseram que votariam em branco, nulo ou não iriam votar.
Nas demais simulações, Renan não teve um desempenho tão expressivo, obtendo apenas 1% das intenções de voto em três diferentes cenários. Os resultados foram os seguintes:
1. Primeira simulação:
– Lula: 32%
– Jair Bolsonaro: 27%
– Ciro Gomes: 8%
– Ratinho Júnior: 7%
– Ronaldo Caiado: 4%
– Romeu Zema: 3%
– Renan Santos: 1%
– Indecisos: 6%
– Voto em branco/nulo/não vai votar: 12%
2. Segunda simulação:
– Lula: 31%
– Michelle Bolsonaro: 18%
– Ratinho Júnior: 10%
– Ciro Gomes: 9%
– Ronaldo Caiado: 5%
– Romeu Zema: 5%
– Renan Santos: 1%
– Indecisos: 5%
– Voto em branco/nulo/não vai votar: 16%
3. Terceira simulação:
– Lula: 32%
– Eduardo Bolsonaro: 15%
– Ciro Gomes: 10%
– Ratinho Júnior: 10%
– Ronaldo Caiado: 5%
– Romeu Zema: 5%
– Renan Santos: 1%
– Indecisos: 6%
– Voto em branco/nulo/não vai votar: 16%
Em uma simulação de segundo turno, Renan Santos obteve 25% das intenções de voto contra 42% de Lula. Este resultado foi similar ao do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que teve 28% em uma simulação contra Lula.
A pesquisa foi realizada com 2.004 entrevistas em todo o Brasil entre os dias 6 e 9 de novembro, com uma margem de erro estimada de 2 pontos percentuais.
