Daniel Naroditsky: morte e polêmica no xadrez

A Federação Internacional de Xadrez, conhecida como Fide, anunciou nesta quarta-feira que está investigando as declarações feitas pelo ex-campeão mundial Vladimir Kramnik contra o grande mestre americano Daniel Naroditsky. Naroditsky faleceu nesta semana, aos 29 anos, gerando grande tristeza e indignação no meio esportivo.

A causa da morte de Naroditsky ainda não foi divulgada. O CEO da Fide, Emil Sutovsky, revelou que a entidade está analisando as acusações feitas por Kramnik ao longo do último ano, nas quais ele acusou Naroditsky de trapaça em jogos online.

Naroditsky, que se destacou como comentarista e streamer, negou as acusações e mostrou-se bastante afetado por essa polêmica em sua última transmissão na plataforma Twitch, realizada no último fim de semana antes de sua morte. O vídeo, por sua vez, já foi removido.

Após a morte de Naroditsky, Hikaru Nakamura, atual número dois do mundo, expressou sua indignação em uma transmissão, criticando Kramnik e usando termos fortes para descrever a postura do ex-campeão russo. Magnus Carlsen, outro ex-campeão mundial, também comentou a situação, chamando o comportamento de Kramnik em relação a Naroditsky de “horrível”.

O grande mestre indiano Nihal Sarin postou em uma rede social que Kramnik deveria “pagar pelo que estava fazendo”, afirmando que Naroditsky vivia sob “imenso estresse” devido às acusações. A streamer de xadrez Nemo Zhou também se manifestou, pedindo que a Fide intervenha e chamando a situação de “inaceitável”.

A Fide se solidarizou com a família de Naroditsky e anunciou que fará uma homenagem ao jogador, reconhecendo suas contribuições como competidor, professor e comentarista com um prêmio especial.

Kramnik, que já fez acusações semelhantes a outros jogadores recentemente, se manifestou sobre a situação. Ele preferiu não comentar a declaração de Sutovsky, mas disse que comentará o que o presidente da Fide, Arkady Dvorkovich, tiver a declarar.

Kramnik, que foi campeão mundial entre 2000 e 2007, é amplamente reconhecido como um dos grandes nomes do xadrez. Naroditsky era graduado pela Universidade de Stanford e havia sido campeão mundial sub-12, além de ter uma forte presença online, com centenas de milhares de seguidores no YouTube e na Twitch. Ele obteve a nona colocação no campeonato mundial de blitz do ano anterior, solidificando sua importância no cenário do xadrez online.

Sair da versão mobile