Últimas notícias

CPMI do INSS escuta presidente de confederação de pescadores

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, será investigado no esquema de fraudes envolvendo aposentadorias e pensões. Ele prestará depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS na próxima segunda-feira, dia 3, às 16h.

A CBPA é uma das entidades que estão sendo investigadas pela Polícia Federal no processo da Operação Sem Desconto. Esta operação foi iniciada em abril deste ano e tem como objetivo investigar descontos irregulares nos benefícios pagos pelo INSS entre os anos de 2019 e 2024. Como parte das consequências do inquérito, a confederação e Abraão Lincoln tiveram seus bens bloqueados por solicitação da Advocacia-Geral da União.

A CPMI já autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Abraão Lincoln. Além disso, foi feito um pedido ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para que envie um Relatório de Inteligência Financeira sobre o gestor.

De acordo com o senador Izalci Lucas, que é um dos autores do pedido de convocação de Abraão Lincoln, a CBPA está no centro do que ele descreve como uma estrutura criminosa revelada pela Operação Sem Desconto. Ele afirma que as fraudes resultaram em um rombo estimado de R$ 221,8 milhões, subtraídos de forma sistemática dos benefícios de aposentados e pensionistas.

O nome de Abraão Lincoln já foi mencionado durante investigações, especialmente nas perguntas feitas pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

Botão Voltar ao topo