Ciclone provoca chuvas e ventos fortes no Brasil no Dia das Crianças

Um ciclone extratropical deve atingir a região centro-sul do Brasil a partir do próximo domingo, dia 12 de outubro, que coincide com o Dia das Crianças. As previsões indicam que as rajadas de vento poderão ultrapassar os 80 km/h.
De acordo com meteorologistas, a formação de uma frente fria e um sistema de baixa pressão irão provocar ventos fortes inicialmente no Rio Grande do Sul. Os efeitos do ciclone se estenderão para os outros estados do Sul e também para São Paulo a partir de segunda-feira, dia 13.
Além do vento, espera-se que a chuva aumente em Mato Grosso do Sul e São Paulo já no domingo. Existe a possibilidade de temporais isolados, com risco de queda de granizo em algumas áreas.
Nesta situação, as rajadas de vento devem variar entre 50 e 70 km/h, sendo que em algumas localidades pode haver ventos mais intensos, superando a marca de 80 km/h.
Na quarta-feira, dia 15, uma nova frente fria deverá se deslocar pelo Sul do Brasil, causando temporais que devem persistir até sexta-feira, dia 17. Durante este período, as chuvas devem diminuir na Região Sudeste, onde as temperaturas poderão subir um pouco.
Depois, entre sexta e sábado, dia 18, a frente fria se deslocará em direção ao Sudeste e ao Centro-Oeste do país. Além disso, no Norte, a previsão indica a formação de um corredor de umidade, o que deve trazer chuvas para essas regiões pela primeira vez.