Ciclone no feriado do Dia das Crianças coloca país em alerta

A região centro-sul do Brasil está em alerta para a formação de um ciclone que deve se intensificar durante o feriado do Dia das Crianças, no próximo domingo, 12 de outubro. Este fenômeno meteorológico, que se originará de um “rio atmosférico”, tem a capacidade de causar tempestades severas em todo o Sul e partes do Centro-Oeste do país.
Esse ciclone se forma a partir da combinação de ventos intensos em altitudes elevadas e o calor úmido próximo à superfície. Essa configuração atmosférica cria uma queda de pressão, que favorece a formação de ciclones extratropicais. A corrente de vento, conhecida como jato de baixos níveis, desempenha um papel crucial ao transportar calor e umidade da Amazônia para o sul do continente, aumentando a energia disponível para o sistema. À medida que o ciclone se desenvolve, ele atrai ainda mais umidade, o que intensifica as tempestades.
A previsão é de que as tempestades comecem na madrugada de domingo, atingindo a fronteira oeste do Rio Grande do Sul e avançando rapidamente em direção ao leste. Até o final da manhã, a chuva deve alcançar o centro-norte do estado gaúcho, bem como áreas do oeste de Santa Catarina e Paraná. As zonas mais afetadas incluem a metade oeste do Rio Grande do Sul, abrangendo regiões como Campanha, Oeste e Norte.
Outros estados sob risco incluem o Centro-Oeste de Santa Catarina, o Paraná e o sudoeste e Baixo Pantanal do Mato Grosso do Sul. Nessas localidades, a previsão é de granizo, rajadas de vento fortes, chuvas intensas e raios frequentes. A presença de granizo também indica uma movimentação vertical significativa na atmosfera, onde nuvens desenvolvidas podem gerar riscos elevados de danos.
Os impactos esperados incluem interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores, destelhamentos e alagamentos repentinos. Além disso, o mar deve ficar agitado no litoral gaúcho.
As autoridades locais estão recomendando que as pessoas evitem ficar ao ar livre durante as tempestades e que sigam as orientações da Defesa Civil de cada estado para garantir a segurança de todos.




