Burgos implementa estratégia contra heladas e nevadas até abril

A Prefeitura de Burgos já ativou o protocolo de segurança devido à possibilidade de heladas e nevadas significativas. Esse planejamento está em vigor desde novembro e continuará até abril. Nas ruas, já é possível notar a instalação de containers de sal, uma medida preventiva para enfrentar o frio intenso.
A Prefeitura também revisou sua guia de resposta para situações de gelo e neve, a qual foi atualizada completamente no último ano. Essa guia divide a cidade em 12 setores, priorizando áreas como hospitais, unidades de saúde e escolas, além de focar na proteção de pessoas idosas e vulneráveis durante nevascas importantes.
O objetivo é ter um plano mais eficaz, que vá além da simples limpeza das ruas e busque prevenir o isolamento de grupos mais frágeis. A guia contempla três níveis de emergência, todos classificados como “nível 0”. O responsável pelos bombeiros de Burgos, Miguel Ángel Extremo, explica que, se a situação evoluir para “nível 1”, a responsabilidade pela gestão passa para a comunidade autônoma.
Os três níveis de emergência são:
– Nível 0A: Ativado em situações climáticas rotineiras, como noites muito frias ou previsões de nevadas leves.
– Nível 0B: Indica um agravamento das condições climáticas, onde recursos privados já começam a ser mobilizados.
– Nível 0C: Representa a ativação total do plano, com mais de 130 pessoas prontas para atender a situação.
O vereador de Segurança Pública, Ángel Manzanero, afirma que a cidade está bem preparada para responder a essas condições adversas, combinando recursos públicos e privados para atender as necessidades da população de acordo com as diretrizes da guia.




