João Fonseca, tenista brasileiro, experimentou uma queda no ranking da ATP após perder os 14 pontos obtidos nas quartas de final do Challenger de Madri, realizado na Espanha. Atualizando sua pontuação, Fonseca acumula 947 pontos, mas, mesmo com essa perda, conseguiu se manter entre os 60 melhores do mundo devido ao desempenho abaixo do esperado de alguns concorrentes.
No entanto, sua ausência nos torneios programados para esta semana, em Barcelona e Munique, motivada por uma pausa na temporada, resultará em uma nova queda no ranking. A atualização da lista está prevista para a próxima segunda-feira, 21 de abril.
Adicionalmente, o brasileiro deverá perder mais 50 pontos relacionados à sua campanha nas quartas de final do ATP 250 de Bucareste, na Romênia, realizada no ano passado. De acordo com as projeções da ATP, Fonseca deverá cair para a 63ª posição, podendo descer ainda mais dependendo dos resultados de outros jogadores.
Próximos Passos de João Fonseca
Apesar das recentes oscilações no ranking, o futuro próximo do jovem tenista de 18 anos apresenta expectativas otimistas. Seu próximo desafio será no Masters 1000 de Madrid, que acontece a partir de 23 de abril. Nesse torneio, ele defenderá apenas 25 pontos da campanha do ano anterior e terá boas chances de recuperar posições se conseguir uma performance consistente.
Ainda não foi confirmada a chave do torneio, mas a competição contará com a presença de grandes nomes do tênis, como Carlos Alcaraz e Novak Djokovic.
Se não avançar na capital espanhola, João Fonseca planeja participar do Challenger 175 de Estoril, em Portugal, que ocorrerá na semana seguinte, a partir de 27 de abril, oferecendo novas oportunidades para somar pontos no ranking.