YouPix Summit 2025 discute o crescimento e o futuro da Creator Economy em São Paulo

São Paulo é o palco do YouPix Summit 2025 nesta segunda-feira, 29 de junho. Consagrado como o maior evento dedicado à Creator Economy no Brasil, o Summit está sendo realizado no Transamérica Expo, localizado na zona sul da capital paulista. O evento se destaca por reunir criadores de conteúdo, especialistas e grandes nomes do setor para discutir os rumos e desafios da economia criativa no país.

Na abertura do evento, Rafaela Lotto, CEO da YouPix – uma renomada empresa de consultoria e mentoria para criadores de conteúdo – fez um balanço abrangente acerca das oportunidades e dos desafios enfrentados por essa nova economia no Brasil. Durante seu discurso, ela expressou gratidão ao apoio de patrocinadores como Magalu, Amazon, Samsung e Sebrae, que têm contribuído significativamente para o fortalecimento desse mercado.

Com mais de duas décadas de experiência no segmento de marketing digital, Lotto enfatizou a relevância crescente dos influenciadores digitais e criadores de conteúdo na economia atual. Ela destacou que esta é uma economia empreendedora aquecida, com desafios similares aos enfrentados por qualquer outro tipo de negócio, incluindo gestão financeira e tributária. Durante o painel “What’s Next – A Creator Economy BR não será como antes”, a CEO discorreu sobre as dificuldades que muitos criadores enfrentam ao tentar se estabelecer.

A trajetória da economia criativa foi mapeada por Rafa Lotto, que apresentou as quatro eras que caracterizam essa evolução. Ela iniciou com a “Websfera” dos anos 90 e começo dos anos 2000, período do Orkut e das primeiras redes sociais, quando todos se tornaram criadores de conteúdo e o mercado começou a valorizar e remunerar a produção criativa. A segunda era, denominada “Influencers”, abrange os anos de 2014 a 2020, assinalando o nascimento do conceito de influenciador digital, onde as pessoas começaram a acumular audiências e estabelecer parcerias comerciais.

Em seguida, a era dos “Empreendedores”, de 2021 a 2023, revelou a transformação dos criadores de conteúdo em gestores de negócios, expandindo suas receitas e contratando equipes, muitas vezes lançando marcas próprias para diversificar suas fontes de renda. Finalmente, a atual era das “Startups” inicia em 2023 e se estende até o presente, marcada pela expansão de negócios criados por creators em ascenção, além do surgimento de novos setores para apoiar e prestar consultoria a esses profissionais.

Durante sua apresentação, Lotto também destacou quais são os principais pilares da Creator Economy e discutiu alguns dos desafios que surgiram ao longo do último ano, tais como regulamentação, responsabilidade e a necessidade de profissionalização dessas novas profissões. Ela ressaltou a coexistência de várias narrativas dentro desse mercado, mencionando que influencers estão assumindo parcerias complexas enquanto lidam com questões éticas e o compromisso com a lucratividade.

Por fim, Lotto sublinhou que há espaço no mercado para diversas abordagens e iniciativas, mas que a reputação dos criadores continua sendo um fator crucial para as marcas mais estabelecidas, que estão criando ecossistemas de influência, ao passo que empresas menos maduras procuram por soluções rápidas e milagrosas.

Sair da versão mobile