Possíveis Anúncios no ChatGPT: O que Podemos Esperar do Futuro da Plataforma

Atualmente, a versão gratuita do ChatGPT não exibe resultados patrocinados, mas isso pode estar prestes a mudar. Indícios encontrados no código do aplicativo sugerem a introdução de anúncios em futuras atualizações. O engenheiro Tibor Blaho compartilhou essas informações recentemente em sua conta pessoal na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.
A versão mais recente do Beta do ChatGPT para Android apresenta linhas de código que fazem referência a “anúncio na busca” e “carrossel de anúncios na busca”, entre outros termos relacionados ao tema. É essencial salientar que essas linhas foram descobertas por meio de engenharia reversa e ainda não estão ativas no aplicativo. Espera-se que futuras versões do Beta testem mais detalhes sobre esse recurso, entretanto, a OpenAI ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Durante uma entrevista, o CEO da OpenAI, Sam Altman, mencionou não ser “totalmente contra” a inserção de conteúdo patrocinado no ChatGPT. Ele usou o Instagram como um exemplo bem-sucedido de integração de anúncios. No entanto, Altman também reconheceu que a introdução de publicidade poderia impactar a confiança dos usuários na plataforma. Ele defendeu a criação de um modelo claro, onde as propagandas não interferissem nas respostas geradas pela inteligência artificial.
Se implementados, os anúncios poderiam servir como um meio de monetização para a versão gratuita do ChatGPT e potencialmente incentivar a assinatura de planos pagos. Esse movimento seria similar ao que o Google planeja fazer, inserindo material patrocinado em resumos de inteligência artificial de seus mecanismos de busca.
Os usuários de tecnologia têm mostrado interesse em entender as diferenças entre os planos do ChatGPT, como o Go e o Plus, assim como as opções gratuitas e pagas disponíveis. Ainda se aguarda um posicionamento formal da OpenAI para esclarecer as direções que a plataforma tomará a esse respeito.




