A Samsung anunciou oficialmente o fim das atualizações de segurança regulares para a linha Galaxy S21. Este anúncio foi feito junto aos detalhes sobre a atualização de segurança de fevereiro para seus dispositivos. Com isso, os modelos Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra não receberão mais updates periódicos, marcando o fim do suporte para esses aparelhos que agora se tornam obsoletos nesse aspecto.
Essa descontinuação de suporte não chegou a surpreender, pois estava dentro do cronograma divulgado pela Samsung. Lançados em janeiro de 2021, os modelos da linha Galaxy S21 tinham um período de cinco anos de suporte garantido para correções de segurança. O patch de janeiro foi considerado o último update de segurança oferecido para estes dispositivos, que já não estavam recebendo novas versões da interface One UI baseadas no Android. A última versão disponibilizada foi a One UI 7, conforme planejamento da Samsung.
Enquanto isso, o Galaxy S21 FE continua a receber atualizações trimestrais de segurança. Essa exceção ocorre porque o modelo foi introduzido um ano depois dos outros aparelhos dessa linha, permitindo que a Samsung continue a fornecer suporte por mais algum tempo. Diante das mudanças, os proprietários de um modelo da linha Galaxy S21 podem considerar a troca por um modelo mais atual, uma vez que a ausência de atualizações de segurança aumenta a vulnerabilidade a ciberataques e exposição de dados sensíveis.
A Samsung optou por aumentar o ciclo de atualizações de segurança para seus dispositivos mais novos, a partir da linha Galaxy S24. Esses aparelhos agora contam com sete atualizações de sistema operacional garantidas, além de sete anos de correções de segurança, um passo importante para os consumidores que procuram um dispositivo com maior durabilidade e suporte prolongado. Essa política também vem sendo aplicada a alguns modelos intermediários da marca.
Além de ajustar os ciclos de atualização, a Samsung já planeja lançamentos futuros, como a One UI 8.5, que está sendo preparada para os modelos mais recentes. Esta nova versão da interface promete trazer diversos recursos e ajustes visuais, mantendo a mesma versão do Android. A expectativa é que essa atualização chegue ao mercado em fevereiro, ao lado da nova linha Galaxy S26.
