Tecnologia

Domínio falso de ativação do Windows instala malware em computadores

Um domínio falso relacionado ao Microsoft Activation Scripts (MAS), conhecido por ser uma coleção de scripts do PowerShell projetada para facilitar a ativação do sistema Windows, vem sendo utilizado por hackers com o intuito de distribuir um malware perigoso. O intuito deste artifício malicioso é o comprometimento dos sistemas operacionais dos usuários desavisados.

O movimento foi trazido à luz pelo portal Bleeping Computer, após relatos de diversos usuários na plataforma Reddit. Estes usuários alegaram que receberam notificações em pop-up em seus sistemas, alertando sobre a presença de uma ameaça denominada “Cosmali Loader”. Esse malware é acionado quando há um erro na digitação do comando correto para ativação do Windows, “get.activated.win”, sendo inserido um comando malicioso quase idêntico, “get.activate[.]win”, que acaba por enganar os usuários durante a ativação do software.

A ameaça chegou a um nível de preocupação tal que especialistas em cibersegurança da empresa RussianPanda, ao falarem com o Bleeping Computer, revelaram não conseguir identificar com exatidão a origem das mensagens de alerta que os usuários receberam. Entretanto, existe a possibilidade de que as notificações tenham partido de alguém que teve acesso ao painel de controle do malware, tentando avisar os usuários sobre a invasão.

Em detalhes sobre o que faz o script malicioso, o Cosmali Loader foi identificado como sendo responsável pela distribuição de um trojan de acesso remoto, bem como pela habilitação de processos de mineração de criptomoedas nos sistemas comprometidos, ampliando o potencial de dano destas máquinas.

Especialistas em segurança cibernética destacam a importância de se evitar o uso de scripts não oficiais para a ativação do Windows, uma vez que estes frequentemente servem de vetor para diferentes tipos de malware. Recomenda-se que os usuários assegurem-se de compreender totalmente os comandos que pretendem utilizar e evitem dígitos repetidos que possam aumentar a chance de enganos perigosos.

Esta situação reforça a importância da atenção redobrada ao lidar com ferramentas de ativação de software, especialmente aquelas que não são oficializadas pela Microsoft. A conscientização e precaução são cruciais para mitigar riscos e proteger os sistemas de invasões e comprometimento de dados pessoais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =

Botão Voltar ao topo