O túnel imerso Santos-Guarujá está despertando o interesse de quatro grupos que planejam participar do leilão, agendado para 1° de agosto. O projeto, que demandará investimentos de aproximadamente R$ 6 bilhões, contará com a colaboração dos governos federal e paulista.
Os possíveis consórcios que podem apresentar propostas incluem:
- O EC (Novonor) e EGTC (Queiroz e Galvão);
- China Communications Construction Company (CCCC) e Mota-Engil;
- WeBuild e Andrade Gutierrez;
A companhia espanhola Acciona também está avaliando o empreendimento. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico e confirmada por fontes próximas aos trâmites à CNN.
O projeto prevê a construção de um túnel com extensão de 1,5 km, dos quais 870 metros estarão submersos. A infraestrutura contará com três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma destinada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também permitirá a travessia de pedestres e ciclistas.
Além da construção do túnel, o projeto contempla a concessão do Canal do Porto de Santos, com foco no aprofundamento do calado e na manutenção da área portuária.
Considerado uma antiga demanda na Baixada Santista, o túnel deverá beneficiar cerca de 80 mil pessoas diariamente. Atualmente, cerca de 14 mil veículos, entre automóveis e caminhões de até três eixos, transitam regularmente entre Santos e Guarujá. A viagem, que leva em média uma hora pela estrada, atualmente pode ser realizada de balsa em aproximadamente 18 minutos; com a conclusão do túnel, o trajeto deverá ser reduzido para menos de dois minutos.