O presidente da China, Xi Jinping, fez um discurso importante nesta segunda-feira em uma reunião do Partido Comunista. O foco do encontro é a aprovação de um novo plano quinquenal que estabelecerá as metas do país para o período de 2026 a 2030.
Durante o discurso, Xi apresentou as propostas da liderança do Partido para esse novo plano de desenvolvimento econômico e social. No entanto, não revelou detalhes específicos sobre o conteúdo das propostas.
Esse novo plano é particularmente relevante, considerando os desafios que a China enfrenta atualmente. A economia do país enfrenta uma recuperação lenta, restrições externas no acesso a tecnologias avançadas e tarifas elevadas aplicadas pelos Estados Unidos a produtos chineses. Esses fatores têm gerado incertezas e pressão sobre o crescimento econômico.
A agência oficial Xinhua destacou em um editorial que o novo plano deve priorizar o desenvolvimento de alta qualidade e inovação tecnológica. Além disso, a segurança nacional e uma distribuição mais justa dos benefícios econômicos também são prioridades. A Xinhua enfatizou que o país pode enfrentar dificuldades e obstáculos no futuro, e que é essencial estar preparado para lidar com novos riscos e desafios que possam surgir.
Analistas e investidores estão atentos a esse encontro, em busca de pistas sobre como o Partido Comunista irá equilibrar as questões econômicas e de segurança. Há também expectativa sobre possíveis reformas estruturais que podem ser propostas para estimular o consumo e abordar o envelhecimento da população do país.
A reunião se estenderá por quatro dias e conta com cerca de 200 membros titulares e 170 suplentes do Comitê Central do Partido. Embora o texto final do plano seja aprovado durante o encontro, os detalhes completos devem ser divulgados apenas em março, durante a próxima reunião anual da legislatura da China.
