Política

Fed promete novos cortes na taxa de juros

O Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, deve realizar cortes de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros durante suas três próximas reuniões. Essa expectativa surgiu após a divulgação de um relatório do governo dos EUA, que indicou que a inflação ao consumidor aumentou um pouco menos do que o previsto no último mês.

O índice de preços ao consumidor subiu 3,0% nos últimos 12 meses, de acordo com informações do Departamento do Trabalho. Esse aumento é um pouco superior aos 2,9% registrados em agosto, mas está abaixo da previsão de 3,1% feita por economistas. Essa situação pode oferecer um certo alívio aos membros do banco central, que acreditam que a continuidade dos cortes nas taxas de juros para apoiar o emprego não deverá causar um aumento significativo na inflação.

Especialistas comentaram que uma inflação em torno de 3% nos próximos meses pode ser considerada aceitável pelo Federal Reserve. Os contratos futuros do mercado financeiro indicam quase 100% de certeza de que a taxa de juros cairá para uma faixa entre 3,75% e 4,00% na próxima reunião, que está prevista para acontecer na próxima semana. Também há uma alta probabilidade de um novo corte em dezembro, com 95% de chance, e após os últimos dados, a expectativa de que outro corte ocorra em janeiro aumentou para cerca de 55%, superando as estimativas anteriores que eram inferiores a 50%.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =

Botão Voltar ao topo