EUA cancelam divulgação do payroll de outubro por falta de dados

O Bureau of Labor Statistics (BLS), órgão responsável por coletar e divulgar dados de emprego nos Estados Unidos, anunciou que não publicará o relatório de empregos referente ao mês de outubro. Em vez disso, os números referentes a esse período serão incorporados ao relatório de novembro, que será divulgado em 16 de dezembro, atrasando sua publicação em mais de uma semana.
Esse cancelamento ocorre devido a problemas na coleta de dados, que foram impactados por uma paralisação governamental. A agência não conseguiu reunir as informações necessárias para calcular estatísticas importantes, como a taxa de desemprego, portanto, não será possível publicar esses dados retroativamente. É a primeira vez desde 1994 que o BLS deixa de divulgar o relatório de empregos referente a um mês.
Com essa situação, a análise mais recente do mercado de trabalho a ser considerada antes da reunião do Federal Reserve, marcada para os dias 9 e 10 de dezembro, será a de setembro, a qual será divulgada em breve. Após o anúncio desse atraso, investidores ajustaram suas expectativas em relação a cortes nas taxas de juros, pois a falta de dados claros pode tornar a decisão do Federal Reserve mais complexa e incerta. Registros de reuniões anteriores do Fed indicam que muitos membros da organização estão se posicionando contra a ideia de cortes nas taxas em dezembro.
O relatório de empregos é composto por duas pesquisas principais: uma domiciliar, que coleta dados junto aos trabalhadores, e outra junto a estabelecimentos, que fornece informações sobre a folha de pagamento. Para minimizar os impactos da paralisação, o BLS decidiu estender o período de coleta de dados para ambas as pesquisas no mês de novembro.
Economistas já haviam alertado sobre dificuldades potenciais na coleta de dados domiciliares. A pesquisa domiciliar, que é realizada em cerca de 60 mil domicílios por mês em parceria com o Censo, é particularmente desafiadora de ser realizada retroativamente. Além disso, o BLS também cancelou o relatório referente ao número de vagas de emprego e rotatividade de setembro, que agora será publicado junto aos dados de outubro em 9 de dezembro.
Historicamente, paralisações já analisadas atrasaram a publicação de alguns relatórios, mas nunca impediram a divulgação de um tão relevante quanto o relatório de empregos. Essa decisão representa uma interrupção significativa em uma série de dados históricos que economistas e analistas usam para monitorar tendências de emprego e condições do mercado.
Além disso, a agência ainda não se pronunciou sobre a divulgação do índice de preços ao consumidor referente a outubro, que também pode ser cancelado, uma vez que depende da coleta manual de dados, a qual está comprometida devido à mesma paralisação.




