Política

Brasil e Paraguai retomam negociações sobre acordo de Itaipu em dezembro

Na primeira quinzena de dezembro, os ministros das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai irão retomar as negociações sobre as condições financeiras de comercialização de energia da usina hidrelétrica de Itaipu. Essa decisão foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O acordo para reiniciar essas conversas está relacionado ao chamado “Anexo C” do Tratado de Itaipu. Na reunião realizada nesta segunda-feira, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, apresentou explicações ao governo paraguaio sobre ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que ocorreram entre junho de 2022 e março de 2023. Essas ações tinham relação com negociações referentes à usina.

O assunto havia gerado tensões que interromperam as discussões sobre o novo acordo financeiro, mesmo após um pré-acordo ter sido assinado em 2024. Esse pré-acordo previa, entre outros pontos, uma redução nas tarifas de energia da usina para os consumidores brasileiros a partir de 2026.

A nota do Ministério das Relações Exteriores informou que o ministro paraguaio, Ramírez Lezcano, recebeu o relatório confidencial e as explicações apresentadas por seu colega brasileiro. Após a troca de opiniões, ele declarou que o governo paraguaio considerava o tema encerrado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − onze =

Botão Voltar ao topo