Bancos centrais precisam se preparar para o inesperado, diz Fed de NY

O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, afirmou que mudanças inesperadas são uma constante e que os bancos centrais devem estar preparados para operarem em ambientes incertos. Seus comentários foram feitos durante um discurso em Amsterdã, mas não abordaram diretamente as questões de política monetária dos Estados Unidos.

Williams, que é também vice-presidente do Comitê Federal de Mercado Aberto, ressaltou a recentemente reduzida taxa de juros no país. Essa redução foi uma tentativa das autoridades em resposta aos crescentes riscos no mercado de trabalho americano.

Ele destacou que a incerteza será uma presença constante no futuro próximo, citando fatores como as mudanças demográficas globais, os avanços na inteligência artificial e inovações que podem transformar os sistemas financeiros. Para lidar com essa incerteza, os bancos centrais precisam estabelecer princípios e estratégias sólidas que os ajudem a enfrentar diversas situações que possam surgir.

Williams observou que situações não convencionais, como a compra de títulos, já se tornaram comuns nas ferramentas utilizadas pelos bancos centrais. Ele finalizou ressaltando a importância de manter as expectativas de inflação sob controle, afirmando que isso não pode ser dado como certo.

Sair da versão mobile