Mano Menezes assume o comando da Seleção Peruana
O técnico brasileiro Mano Menezes foi anunciado como o novo treinador da seleção de futebol do Peru. Ele chega para iniciar um novo ciclo à frente da equipe nacional, após encerrar sua relação com o Grêmio no final da última temporada. O anúncio oficial foi realizado nesta quinta-feira, por meio das redes sociais da seleção peruana.
Citações e promessas do novo treinador
Em sua primeira coletiva, Mano Menezes destacou a forte ligação entre Brasil e Peru, relembrando as contribuições de treinadores brasileiros para o futebol peruano. “É uma honra dirigir a seleção peruana. Sempre teve uma ligação forte do Brasil com o Peru. Sabemos que os últimos anos não foram brilhantes em termos de resultados, mas acreditamos que o Peru pode voltar a ser protagonista”, comentou o treinador.
Ao lembrar sua passagem pela Seleção Brasileira, Manos destacou o processo de reformulação que realizou anteriormente e citou alguns jogadores icônicos, como Neymar. “Se Neymar aguentar um pouco mais as pernas e parar de dançar um pouco, provavelmente ainda teremos sua presença”, disse Mano. Essa declaração mostra o senso de humor do treinador, além de reconhecer o talento e a importância de Neymar.
Carreira e expectativas
Mano Menezes, aos 63 anos, traz consigo um extenso currículo com experiências no comando de diversas equipes de futebol no Brasil, como Fluminense, Corinthians, Internacional, Bahia, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo, além de suas passagens pelas seleções nacionais. Esta será a segunda vez que ele lidera uma seleção, sendo a primeira durante seu período à frente do Brasil, entre 2010 e 2012, quando conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres.
O técnico ocupa a vaga deixada por Óscar Ibáñez, que foi demitido em setembro de 2025 após uma série de desempenhos abaixo do esperado nas Eliminatórias. O Peru terminou na nona colocação das Eliminatórias Sul-Americanas, com um total de duas vitórias, seis empates e dez derrotas, marcando apenas seis gols e sofrendo 21.
Desempenho recente e desafio à frente
A última participação do Peru em uma Copa do Mundo foi em 2018, na Rússia, onde a equipe caiu na fase de grupos em uma chave que incluía França, Dinamarca e Austrália, registrando duas derrotas e uma vitória. Com a missão de levar o Peru de volta aos grandes torneios internacionais, Mano Menezes inicia agora sua jornada para reverter a má fase da seleção, buscando inspirar, desenvolver e reestruturar a equipe para os próximos desafios no futebol mundial.
