Tesouro realiza nova emissão de títulos sustentáveis no exterior

O Tesouro Nacional do Brasil anunciou uma nova emissão de títulos sustentáveis em dólares, com prazos de vencimento em 2033 e 2035. Essa iniciativa foi divulgada nesta quinta-feira e representa a terceira emissão desse tipo no país.

O objetivo principal dessa operação é reafirmar o compromisso do governo brasileiro com políticas voltadas à sustentabilidade. O Tesouro destacou que essa ação visa atender à crescente demanda de investidores internacionais interessados em investimentos sustentáveis.

Com os recursos captados por meio desses títulos, o governo se compromete a financiar projetos que promovam a sustentabilidade, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, a conservação de recursos naturais e o desenvolvimento social.

Além disso, essa emissão tem o intuito de aumentar a liquidez da curva de juros da dívida soberana em dólares no mercado externo. Isso também servirá como referência para o setor privado e permitirá que o governo antecipe o financiamento de sua dívida pública em moeda estrangeira.

Os preços iniciais previstos para os títulos são de 6,00% ao ano para o vencimento em 2033 e de 6,50% para o vencimento em 2035. Essa informação foi divulgada pelo serviço de informações financeiras IFR, da LSEG.

Os bancos Citibank, Deutsche Bank e Goldman Sachs estão à frente da operação, que será realizada no mercado global. A expectativa é que o resultado da emissão seja anunciado ainda nesta quinta-feira.

Em setembro, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, havia revelado que o governo planejava realizar uma nova emissão de títulos sustentáveis ainda neste ano, com valor estimado entre 1 bilhão e 2 bilhões de dólares.

Sair da versão mobile