A Petrobras foi a vencedora do leilão para concessão do terminal RDJ07, localizado no Porto do Rio de Janeiro, com um lance de R$ 104 milhões. O valor mínimo para participar do leilão era de apenas R$ 1. O terminal faz parte de uma série de ativos portuários que estão sendo leiloados pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. O evento ocorreu na B3, em São Paulo.
O terminal RDJ07 será utilizado principalmente para a movimentação de cargas relacionadas a atividades de apoio logístico para o setor offshore, que envolve a exploração e produção de petróleo e gás natural. Os investimentos necessários para a operação do terminal estão estimados em cerca de R$ 99,4 milhões. A concessão terá um prazo contratual de 25 anos.
A Petrobras obteve o triunfo ao superar um consórcio concorrente, chamado Sul Real GMBL 2025A, que havia oferecido um lance inicial de R$ 1 milhão. Durante a disputa, a Petrobras manteve um diferencial significativo em sua proposta, o que fez com que o consórcio não apresentasse novos lances.
Além do terminal no Rio de Janeiro, foi leiloado o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) em Maceió. Este terminal foi arrematado pelo consórcio Britto Mavelog, que apresentou um lance de R$ 50 mil. O grupo é local e o leilão não contou com outros concorrentes. O TMP de Maceió é utilizado para a movimentação de passageiros e prevê investimentos de aproximadamente R$ 3,75 milhões para melhorias.
Nesta rodada de leilões, também está em pauta a concessão do acesso aquaviário do Porto de Paranaguá, no Paraná. Os investimentos totais estimados para os três terminais leiloados ultrapassam R$ 1,22 bilhão. O leilão do terminal de Paranaguá está programado para ocorrer no mesmo dia, às 14h, na B3.
A concessão do acesso aquaviário do Porto de Paranaguá é um marco, sendo o primeiro canal de acesso de um porto a ser leiloado no Brasil. Espera-se que o projeto atraia R$ 1,2 bilhão em investimentos ao longo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação do contrato por até 70 anos. O vencedor do leilão deverá implementar melhorias, como o aumento do calado do porto para 15,5 metros, a partir do quinto ano da concessão; atualmente, o calado é de 13,3 metros.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o leilão introduz um novo formato de concessão, com o objetivo de aumentar a eficiência e a movimentação de cargas nos portos. Ele mencionou que essa iniciativa servirá de modelo para futuros leilões em outros portos do Brasil, como Santos (SP), Itajaí (SC), Salvador (BA) e Rio Grande (RS).
Com o leilão, o Porto de Paranaguá se tornará mais atrativo para a movimentação de contêineres e beneficiará operações do agronegócio. A expectativa é que os novos terminais leiloados, programados para começarem a operar em breve, dobrem a capacidade de escoamento da safra agrícola e abram novas oportunidades para a exportação de até 20 milhões de toneladas por ano.
Atualmente, o Porto de Paranaguá recebe cerca de 2.600 navios por ano, com destaque para a movimentação de granéis sólidos, como soja e proteína animal. Com as mudanças propostas pela concessão, cada incremento no calado do canal de acesso permitirá um aumento significativo na capacidade de carga dos navios que atracam no porto.
