O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva na terça-feira, 15, com o objetivo de reduzir os preços de medicamentos prescritos para diversos cidadãos, incluindo usuários do Medicare. Esta iniciativa retoma políticas implementadas durante seu primeiro mandato, como a exigência de que centros de saúde comunitários ofereçam insulina e epinefrina injetável com desconto para pacientes sem seguro e para aqueles de baixa renda. Essa regra foi revogada pelo governo de Joe Biden em 2021, sob a justificativa de que imporia uma carga excessiva sobre essas instituições de saúde.
A nova ordem determina que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos colabore com o Congresso para revisar as estratégias de negociação dos preços de medicamentos do Medicare com as indústrias farmacêuticas.
Além da ordem executiva, Trump também divulgou um memorando presidencial para ampliar o programa de identificação de fraudes da Administração da Previdência Social. Essa ação visa interromper pagamentos a indivíduos que não têm direito aos benefícios.