Pagamento de lote extra de R$ 1,5 bi do abono salarial hoje

Cerca de 1,6 milhão de trabalhadores brasileiros que apresentaram problemas com os dados fornecidos pelos empregadores receberão um pagamento extra nas próximas semanas. O governo federal começará, no dia 15 de novembro, a liberar R$ 1,5 bilhão referente ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Esse pagamento adicional foi criado para beneficiar aqueles que não conseguiram receber o abono no calendário regular devido a erros ou atrasos no envio das informações por parte dos empregadores à Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou ao e-Social. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que a autorização para este lote extraordinário veio da Resolução Codefat nº 1.013/2025, que possibilitou a correção das informações até 20 de junho.
Os valores do abono salarial variam entre R$ 126,50 e R$ 1.518,00, de acordo com o tempo de trabalho no ano de 2023, que é o ano-base para o cálculo do benefício. Os trabalhadores poderão retirar esses valores até o dia 29 de dezembro de 2025.
Para ter direito ao abono, os trabalhadores devem atender a alguns critérios:
– Estar inscrito no PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por pelo menos cinco anos.
– Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023.
– Receber uma remuneração média de até dois salários mínimos durante o período.
– Ter suas informações devidamente informadas pelo empregador na Rais ou no e-Social.
É importante ressaltar que o lote extra abrange apenas aqueles que atenderam a esses critérios e conseguiram corrigir os dados até junho deste ano.
Os trabalhadores que não têm direito ao abono incluem:
– Empregados domésticos.
– Trabalhadores rurais e urbanos contratados por pessoas físicas.
– Empregados de pessoas jurídicas equiparadas a físicas.
Para consultar se têm direito ao recebimento, os trabalhadores podem usar algumas opções:
– Acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital com CPF e senha do gov.br, seguir para a aba “Benefícios” e selecionar “Abono Salarial”.
– Entrar em contato com a Central Alô Trabalho pelo telefone 158, que oferece atendimento gratuito.
– Utilizar os aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, especialmente para trabalhadores da iniciativa privada.
Os pagamentos do PIS para os trabalhadores da iniciativa privada podem ser realizados de diferentes formas:
– Crédito automático para quem possui conta na Caixa Econômica Federal.
– Disponibilidade através da Poupança Social Digital acessada pelo aplicativo Caixa Tem.
– Saques com Cartão Cidadão em terminais de autoatendimento, lotéricas e em correspondentes Caixa Aqui.
– Saque presencial em agências da Caixa com a apresentação de documento de identidade.
Para os servidores públicos e trabalhadores de estatais que recebem o Pasep, o pagamento será feito através de:
– Crédito em conta corrente no Banco do Brasil.
– Transferência via TED ou PIX para outras instituições financeiras.
– Saque presencial nas agências do Banco do Brasil.
Os trabalhadores têm até 29 de dezembro de 2025 para realizar o saque do abono salarial. Aqueles que acreditam ter direito ao benefício, mas que não foram incluídos no lote, podem registrar um recurso pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Para esclarecer dúvidas, os trabalhadores podem ligar para o telefone 158 (Alô Trabalho), enviar um e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo “uf” pela sigla do estado) ou se dirigir às superintendências regionais do Trabalho.