Quatro instituições do Grupo Itaú formalizaram um acordo com o Banco Central para reembolsar clientes afetados por cobranças indevidas. O documento foi assinado em 31 de março e estipula um valor total de reembolso de R$ 253,7 milhões, referente a tarifas de avaliação emergencial de crédito.
Deste total, cerca de R$ 74 milhões ainda estão pendentes. As empresas que participam desse acordo são: Itaú Unibanco, Itaú CBD, Luizacred e Itaucard. Segundo informações do Itaú, aproximadamente 70% dos valores já foram devolvidos aos clientes antes da formalização do acordo com a autoridade monetária.
No acordo, o Itaú Unibanco (ITUB4) compromete-se a reembolsar R$ 81,66 milhões pela cobrança indevida da tarifa de adiantamento a depositantes. Essa tarifa era aplicada quando o cliente utilizava o serviço emergencial de crédito em transações sem saldo ou ao ultrapassar o limite do cheque especial. Estima-se que cerca de 741 mil clientes foram impactados entre março de 2014 e julho de 2021.
Por sua vez, o Itaucard se responsabiliza por devolver R$ 119,8 milhões, também em função da tarifa de avaliação emergencial de crédito. Até agora, a empresa já reembolsou R$ 90,9 milhões, restando R$ 28,9 milhões a serem devolvidos. As cobranças ocorreram entre fevereiro de 2012 e dezembro de 2020.
A Itaú CBD anunciou que devolverá um total de R$ 30,8 milhões, com R$ 24,5 milhões já restituídos, deixando um saldo de R$ 6,4 milhões a serem reembolsados. Mais de 893 mil clientes foram afetados entre fevereiro de 2012 e dezembro de 2020.
Finalmente, a Luizacred, que é resultado de uma parceria entre Itaú e Magazine Luiza, confirmou um reembolso total de R$ 21,4 milhões, devido à mesma prática. Essa infração impactou mais de 586 mil clientes no mesmo período mencionado.