Conheça as coberturas essenciais que você deve conferir

O mercado de seguros para veículos elétricos e híbridos no Brasil está crescendo acompanhando a popularização desses modelos. Entre janeiro e agosto de 2025, houve um aumento de 4% nas buscas por apólices específicas para esses veículos em comparação ao mesmo período do ano anterior. As vendas também cresceram 3%.
Michel Tanam, gerente da corretora digital Minuto Seguros, destaca que essa tendência está alinhada com o aumento da frota elétrica no país. Em setembro de 2025, a participação do seguro para veículos eletrificados subiu de 1,6% em 2024 para 2,6%. A expectativa é que essa demanda continue a aumentar rapidamente em 2026.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil ultrapassou a marca de 500 mil veículos eletrificados leves em circulação em julho de 2025. Isso inclui modelos elétricos, híbridos plug-in e híbridos convencionais, ampliando o número de consumidores que buscam proteção adaptada a essa nova tecnologia.
Embora a estrutura básica do seguro seja parecida com a dos veículos a combustão, algumas coberturas foram adaptadas para os carros elétricos. As seguradoras já estão oferecendo proteções extras para componentes custosos, como baterias e cabos de carregamento. Também estão incluídas assistências específicas, como o reboque especializado para esses veículos.
Tanam explica que é crucial o cuidado no reboque, já que muitos modelos elétricos não podem ser rebocados com as rodas motrizes no chão, pois isso pode danificar o sistema elétrico. Por isso, o uso de guincho plataforma passou a ser uma exigência em diversas apólices.
Todas as seguradoras parceiras da Minuto Seguros comercializam produtos voltados para carros elétricos e híbridos, com o valor médio das apólices variando entre R$ 7 mil e R$ 8 mil. Esse preço é influenciado pelo custo de manutenção, reparo e peças específicas.
O perfil dos consumidores que buscam esse tipo de seguro é variado e ainda está se formando. Há pessoas interessadas em veículos mais sustentáveis e econômicos, especialmente para uso urbano. Também há aqueles atraídos pela tecnologia e inovação, além de uma demanda crescente entre motoristas que utilizam o carro para trabalhar com aplicativos.
O crescimento da frota de veículos eletrificados é visto como uma oportunidade para o mercado de seguros inovar e educar os consumidores sobre as diferenças nas coberturas disponíveis.




