As rígidas políticas migratórias implementadas durante o governo Trump têm causado efeitos inesperados no mercado de consumo dos Estados Unidos. A Constellation Brands, que detém as marcas mexicanas de cerveja Modelo e Corona nos EUA, relatou uma queda de 1% nas vendas de seus produtos no último trimestre. Essa diminuição é particularmente notável em regiões com alta concentração de consumidores hispânicos.
O CEO da Constellation, William Newlands, atribui essa queda ao clima de temor crescente na comunidade latina. De acordo com ele, muitos indivíduos têm evitado reuniões sociais e frequentado menos restaurantes, possivelmente motivados pelo receio de deportações. Aproximadamente metade da base de clientes da Constellation nos Estados Unidos é composta por consumidores hispânicos, que tradicionalmente consomem cerveja em ocasiões sociais. A intensificação das operações de fiscalização migratória está, portanto, influenciando negativamente seus hábitos de consumo.
“Muitos consumidores estão preocupados e, como resultado, as reuniões sociais estão diminuindo”, declarou Newlands durante uma teleconferência com analistas. Além disso, dados indicam que os consumidores latinos estão optando por grandes redes de varejo, onde podem se misturar à multidão, em vez de visitar estabelecimentos locais, como bodegas.
O impacto das políticas migratórias vai além do setor de bebidas. Conforme relatado pela CNN, empresas como Burlington, Foot Locker e Colgate-Palmolive também observaram quedas nas vendas entre consumidores hispânicos. Um estudo da Circana, empresa de pesquisa de mercado, revela que as compras discricionárias deste grupo têm diminuído a uma taxa mais acelerada do que entre consumidores não hispânicos.
Analistas afirmam que o crescimento do medo da deportação, aliado à incerteza econômica, está resultando em uma retração do consumo. Isso impacta diretamente o desempenho das companhias que dependem deste público específico.