Tempestades afetam a Região Sul neste domingo

A Região Sul do Brasil enfrentou tempestades intensas neste domingo, dia 21. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para grande risco de vendaval, tempestade e acúmulo significativo de chuva em várias cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Até às 9 horas do domingo, o Rio Grande do Sul foi duramente afetado, com registros de chuvas que chegaram a 95,4 mm em Santa Maria, 94,2 mm em Alegrete, 90,0 mm em Tupanciretã e 76,8 mm em Santiago. Além disso, os ventos fortes foram notados em diversos municípios, como Soledade, Quaraí, Dois Vizinhos, Lagoa Vermelha, Cambará do Sul e São Gabriel, onde as rajadas variaram entre 70 km/h e 98 km/h.
Para a segunda-feira, dia 22, o Inmet prevê a continuidade das tempestades no centro e sul de Mato Grosso do Sul e em São Paulo, devido à passagem de uma frente fria por essas regiões. No Sul, as chuvas devem persistir principalmente em Santa Catarina e Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul poderá ver a concentração das chuvas no norte do estado.
Na terça-feira, dia 23, espera-se uma queda de temperatura em toda a Região Sul, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Há a possibilidade de geada fraca em algumas áreas de Santa Catarina e Paraná. As autoridades continuam monitorando a situação e orientam a população a se manter informada sobre as condições climáticas.