Em 2025, o Brasil se destaca com 25 pizzarias integradas ao seleto grupo das melhores da América Latina, conforme o ranking 50 Top Pizza Latin America, uma extensão do prestigiado 50 Top Pizza mundial. A lista, que reconhece as melhores pizzarias artesanais do mundo, foi apresentada em um evento realizado na noite de quinta-feira, 10 de outubro, no Instituto Italiano di Cultura, no Rio de Janeiro.
Pelo segundo ano consecutivo, a Leggera Pizza Napoletana, localizada em São Paulo, foi eleita a melhor pizzaria artesanal da América Latina. Sob a direção de André Guidon, a casa possui duas unidades na capital paulista, nos bairros Perdizes e Jardins. O pódio é completado pela Ti Amo, localizada em Adrogué, na região de Buenos Aires, Argentina, e pela Allería, situada em Providencia, Chile.
Além da Leggera, outras quatro pizzarias brasileiras estão entre as dez melhores. São elas:
- 4º lugar: Ferro e Farinha (Rio de Janeiro), dirigida por Sei Shiroma.
- 5º lugar (empate): QT Pizza Bar (São Paulo), de Matheus Ramos, e A Pizza da Mooca (São Paulo), do chef Fellipe Zanuto.
- 7º lugar: Unica Pizzeria (São Paulo), que manteve sua posição do ano anterior.
As 11 primeiras colocadas da América Latina têm entrada garantida no ranking global do 50 Top Pizza, cuja cerimônia ocorrerá em Nápoles no dia 8 de setembro.
Ranking das melhores pizzarias – 50 Top Pizza Latin America 2025:
- 1º lugar: Leggera Pizza Napoletana (São Paulo, Brasil)
- 2º lugar: Ti Amo Pizzeria (Adrogué, Argentina)
- 3º lugar: Allería (Providencia, Chile)
- 4º lugar: Ferro e Farinha (Rio de Janeiro, Brasil)
- 5º lugar (empate): QT Pizza Bar (São Paulo, Brasil) e A Pizza da Mooca (São Paulo, Brasil)
- 6º lugar: Flama (Miraflores, Peru)
- 7º lugar: Unica Pizzeria (São Paulo, Brasil)
- 8º lugar: Portorossa (Pampatar, Venezuela)
- 9º lugar: La Clásica (San Salvador, El Salvador)
- 10º lugar: L’Incanto (Punta del Este, Uruguai)
- 11º lugar: Veridiana (São Paulo, Brasil)
- 12º lugar: Ardente (Cidade do México, México)
- 13º lugar: Atte. Pizzeria Napoletana (Buenos Aires, Argentina)
- 14º lugar: Imilla Alzada (La Paz, Bolívia)
- 15º lugar: Grazie (Maceió, Brasil)
- 16º lugar: Capricciosa (Rio de Janeiro, Brasil)
- 17º lugar: Chichilo’s (Santa Fe, Argentina)
- 18º lugar: Baco Pizzaria (Brasília, Brasil)
- 19º lugar: Siamo nel Forno (Buenos Aires, Argentina)
- 20º lugar: 400 Pizzería (Providencia, Chile)
- 21º lugar: Coltivi (Rio de Janeiro, Brasil)
- 22º lugar: Pizzardi Artigianale (Bogotá, Colômbia)
- 23º lugar: Grazie Napoli (Santo André, Brasil)
- 24º lugar: Luigia (Foz do Iguaçu, Brasil)
- 25º lugar: Nuvola (Buenos Aires, Argentina)
Prêmios e reconhecimentos especiais
O prêmio de “Melhor Pizzaiolo” foi concedido a Yoselin Maria Tavares, da pizzaria Portorossa em Pampatar, Venezuela. A “Melhor Pizza do Ano” foi a Scampi, disponível na Ferro e Farinha, que traz uma combinação de camarão, creme de alho, muçarela, molho de tomate, salsicha, cebola e basílico.
Na categoria de “Melhor proposta de massas”, a vencedora foi a Flama, localizada em Miraflores, Peru. A Unica Pizzeria recebeu o prêmio “Made in Italy”. No segmento de bebidas, a Veridiana, em São Paulo, conquistou o título de “Melhor Lista de Coquetéis”, enquanto a Paradiso, em Pedro Juan Caballero no Paraguai, ganhou o de “Melhor Serviço de Cervejas”.
A Bento Pizzeria no Rio de Janeiro foi reconhecida pela “Melhor Fritura”, e a L’Incanto, em Punta del Este, levou o prêmio de “Melhor lista de sobremesas”. A sustentabilidade também foi premiada, com a Seba’s em Uvita, Costa Rica, recebendo reconhecimento nesta categoria.
O prêmio “One to Watch”, que destaca uma pizzaria promissora, foi para a Raffaella, em Las Condes, Chile. A Pizzardi Artigianale, de Bogotá, conquistou o título de “Nova Entrada do Ano”, enquanto a La Clásica, de San Salvador, obteve o prêmio de “Performance do Ano”.
Estabelecido em 2017, o 50 Top Pizza se tornou um dos guias mais influentes no mundo das pizzarias. Esta é a segunda edição do 50 Top Pizza Latin America, onde as pizzarias são avaliadas de forma anônima por especialistas que simulam a experiência do cliente.