As redes de supermercados brasileiras registraram um faturamento de R$ 1,067 trilhão em 2024, correspondendo a 9,12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Esses dados foram apresentados no Ranking 2025 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizado em parceria com a NielsenIQ.
Para compor o total, a Abras considerou diversas modalidades de operação, incluindo atacarejos, minimercados, e-commerce, lojas de conveniência e hortifrútis. Esses formatos geram mais de 9 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos em todo o Brasil.
No entanto, o estudo não esclarece se todos os postos de trabalho estão efetivamente ocupados. Em março de 2024, Marcio Milan, vice-presidente da Abras, mencionou a dificuldade do setor em preencher vagas, apontando aproximadamente 357 mil posições em aberto.
Em contrapartida, o setor de supermercados observou um crescimento de 2,3% no número de lojas, subindo de 414.663 em 2023 para 424.120 em 2024.
Para o presidente da Abras, João Galassi, a expansão do número de lojas ilustra a resiliência do varejo alimentar, mesmo em um contexto econômico desafiador. “Os resultados reforçam nossa importância estratégica, destacando a força e a capacidade de crescimento contínuo de um setor vital para a economia e para a população brasileira”, afirmou Galassi.
O Ranking Abras 2025 também revelou que, entre as trinta maiores redes supermercadistas do Brasil, o Grupo Carrefour Brasil manteve a liderança pelo nono ano consecutivo, com um faturamento de R$ 120,5 bilhões em 2024. O Assaí Atacadista ficou em segundo lugar, somando R$ 80,5 bilhões, seguido pelo Grupo Mateus, com R$ 36,3 bilhões.